Na reta final da obra de duplicação da Avenida Cuiabá, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), inicia o processo de implantação da rede de drenagem profunda no trecho entre a Rua Belo Horizonte e a rotatória da Avenida Moaçara. Tubos de concreto serão implantados no local, que antes era palco de recorrentes alagamentos, pelo fato de receber água pluvial de diferentes locais da Zona Sul de Santarém, além de ser considerado um espaço relativamente baixo, o que acabava contribuindo para que a água ficasse acumulada no local.
Para o secretário municipal de Infraestrutura, Daniel Simões, essa é umas das principais etapas da obra.
“Sabemos que a obra em si é importante em sua totalidade e esse serviço de drenagem se destaca, porque sabemos que aqui, em épocas de chuva, ficava alagado. A meta em implantar a drenagem é fazer com que essa água passe por baixo e não por cima da via, fazendo com que os alagamentos diminuam significativamente”, frisou Simões.
Para a execução da obra, torna-se necessária a interdição total do perímetro onde a empresa executa o serviço de assentamento das manilhas para drenagem. No último dia 18, segunda-feira, a Prefeitura emitiu um comunicado em suas redes sociais, informando que o trecho necessitaria de interdição e que rotas alternativas deverão ser usadas pelos condutores, principalmente, os de veículos pesados.
Nélio Aguiar, prefeito de Santarém, destaca a importância do serviço para a população.
“Desde que assumimos a gestão, nos comprometemos com o povo que sempre precisou da Avenida Cuiabá, seja para aqueles que vem a cidade de outros municípios, ou até aqueles que precisam chegar em casa em dias de chuva. Por isso, quando solicitamos a municipalização deste trecho da BR 163 do DNIT [Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes], de imediato já pensamos em como melhorar essa parte da via. Até o fim do ano, entregaremos uma nova Cuiabá, bem diferente daquela do início de 2017. Entregaremos uma obra de qualidade e que facilitará ainda mais a vida do povo de Santarém”.
Com a via interditada, a Prefeitura pede atenção aos condutores, tanto quem está entrando na cidade pela BR 163, quanto de quem está pretendendo acessar os demais bairros no sentido Docas – serra do Piquiatuba.
Duplicação
Após a municipalização do trecho que correspondia ao DNIT, a Prefeitura de Santarém iniciou os serviços de duplicação de uma das vias mais movimentadas do município. A primeira etapa da duplicação, que corresponde o trecho do Viaduto da Rodovia Eng. Fernando Guilhon até a rotatória da Av. Moaçara foi entregue no dia 21 de junho de 2024.
O segundo trecho compete do perímetro da rotatória da Av. Moaçara até a Av. Tancredo Neves, onde uma segunda rotatória foi construída para evitar o congestionamento e dar mais fluidez ao trânsito. Ainda no segundo trecho, além da duplicação e da construção da rotatória, a prefeitura, também, executa uma rede de drenagem próximo a uma rede de postos de combustíveis, onde eram frequentes os alagamentos registrados antes da obra.
Por: Paulo Ricardo Soares/Ascom-PMS
Fonte: Portal Santarém