O Centro de Inovação Aces Tapajós (Ciat) realizou a primeira edição do Connect Labs, evento que reuniu pesquisadores e empresários para fortalecer a conexão entre instituições de ensino e o setor produtivo, em Santarém, no oeste do Pará. O Ciat é uma iniciativa do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet).
Foram dois dias de programação com workshops, rodadas tecnológicas. Negócios de sucessos da região foram apresentados, e reforçaram a importância da transferência de tecnologias para agregar valor às atividades empresariais. A professora Rosa Mourão, da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), destacou a importância da interação entre laboratórios de pesquisa e mercado. “Foi a primeira vez que participei de um evento que conecta laboratórios diretamente com os empresários para resolver dores, às vezes muito pequenas. Por exemplo, precisamos de controle de qualidade do óleo, e aqui temos uma oportunidade única de formar essas redes”.
A iniciativa destacou o papel da ciência nos negócios, com soluções inovadoras para questões que impactam a competitividade e a sustentabilidade das empresas locais. Durante a rodada tecnológica, pesquisadores e empreendedores debateram soluções para demandas do setor produtivo, buscando identificar caminhos para uma integração mais efetiva entre a academia e o setor produtivo. Gleisson Lemos, da empresa Ekiilibre Amazônia, destacou que a participação no Connect Labs foi uma oportunidade de conhecimento e novas conexões com empresas da região. “Estamos aqui no Connect Labs para estabelecer novas conexões e parcerias com empreendedores e empresas da região. Nosso objetivo com o laboratório é buscar essas parcerias, adquirir novos conhecimentos e agregar valor ao que podemos oferecer através da nossa empresa.
Resultados e expectativas
A primeira edição do Connect Labs mostrou o potencial transformador da transferência tecnológica ao criar um ambiente propício para a troca de conhecimentos. O evento foi um marco na construção de uma rede colaborativa entre instituições acadêmicas, empresários e a sociedade, promovendo o desenvolvimento sustentável e tecnológico da região Oeste do Pará. “A expectativa é que o Connect Labs se torne uma plataforma recorrente para estreitar laços entre os setores e fortalecer a economia local por meio da inovação e do conhecimento compartilhado. Novas edições já estão sendo planejadas para ampliar ainda mais o impacto do programa”, ressaltou Daniel Nunes, coordenador do centro.
Aládia Araújo, criadora da Amazoniere, uma fábrica chocolates regionais, destacou o papel da ciência e inovação na expansão sustentável do negócio. “A troca de ideias com doutores e pesquisadores das universidades foi enriquecedora, fornecendo insights valiosos que podem ser traduzidos em estratégias práticas. Essas iniciativas reforçam a integração entre ciência e empreendedorismo local, promovendo soluções criativas e relevantes para os desafios específicos da região amazônica. Expressamos nossa gratidão ao Ciat por essa iniciativa, que impulsiona a inovação e a colaboração em benefício de toda a comunidade”.
Texto: Lana Mota/ Ascom Fundação Guamá
Com informações da Agência Pará