O sol forte e as águas convidativas do lago do Curumu atraíram milhares de pessoas no domingo (28) para a Vila União do Curumu, distante cerca de 26 km da sede do município de Óbidos, onde foi realizada a 35ª edição do Festival do Tucunaré.
Com a facilidade do acesso à praia por estrada e pelo rio, o público aproveitou o último dia de programação do festival. Os poucos metros de faixas de areia da praia, devido ao nível do lago Curumu estar mais cheio do que nos anos anteriores, ficaram lotados.
Entre os atrativos, o destaque foi a variedade de pratos feitos com o tucunaré, peixe símbolo do evento. Segundo a coordenação do evento, esse ano foram disponibilizados aproximadamente 100 kg de pescado, usados nos pratos típicos preparados por moradores da localidade.
Tucunaré assado na brasa foi um dos pratos mais consumidos no festival.
Para animar os banhistas, três bandas locais passaram pelo palco montado na praia.
Para a coordenação do evento, o público superou as expectativas, o que garantiu o sucesso e a manutenção da tradição do festival.
“Desde o sábado, a praia esteve lotada. Enquanto coordenação e como moradora aqui do Curumu, estou feliz em ver o retorno do grande público ao nosso festival. Não tivemos nenhuma ocorrência grave. Tudo foi tranquilo. Quem veio à praia se divertiu, comeu Tucunaré e fez a festa com a gente”, comemorou Tatiana Almeida, uma das integrantes da comissão organizadora formada por moradores da vila.
As famílias aproveitaram o domingo de sol para se refrescar nas águas do lago Curumu.
Ao final, também mantendo a tradição do festival, foi realizada a escolha da rainha do Tucunaré. Quatro candidatas participaram do concurso. Na avaliação do corpo de jurados, a candidata Leiciane Figueira, representante da comunidade Arapucu, ficou com o título de rainha do festival.
Leiciane Figueira eleita a rainha do 35º Festival do Tucunaré.
Apoio
Além do fomento ao incentivo à cultura e ao turismo, que garantiu a realização do festival, o Governo Municipal esteve presente e atuou em conjunto com os moradores da Vila, para garantir um evento sem incidentes.
Equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) estiveram durante todo o fim de semana de sobreaviso com uma ambulância.
A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo participou diretamente na organização do evento e enviou servidores para auxiliar nos trabalhos durante os dois dias de festival. Além de ter articulado o apoio dos órgãos de segurança pública.
O acesso por meio terrestre à praia foi outro fator que facilitou a participação popular. A Secretaria de Infraestrutura realizou a recuperação dos pontos mais críticos do ramal, permitindo o tráfego até a praia, de veículos de todos os portes.
Para o secretário de Cultura e Turismo, Luiz Carlos Queiroz, o resultado foi considerado positivo.
“Consideramos que esta edição foi um sucesso. A praia lotada nos dois dias de evento demonstra o quanto este evento é importante para o nosso calendário cultural. Nós agradecemos a todos que trabalharam para a realização. Ao prefeito Jaime Silva, que por mais um ano garantir investimentos para o festival, valorizando a nossa cultura e o nosso turismo. Agora temos o compromisso de aperfeiçoar a nossa infraestrutura para cada vez mais melhorar o festival do Tucunaré que impulsiona o desenvolvimento econômico e turístico dessa região”, comemorou Luiz Carlos.
Luiz Carlos Queiroz, secretário de Cultura e Turismo de Óbidos, celebrou o sucesso do festival.
Por: Érique Figueirêdo. Fotos: Odirlei Santos/ ASCOM-PMO
Fonte: Portal Santarém