O mês de junho é tradicionalmente quando ocorrem as festas mais populares do Brasil: as festas juninas. As áreas em que serão realizadas as comemorações devem ser escolhidas observando a segurança. Barracas, enfeites e fogueiras devem estar distantes da rede de distribuição de energia. Para a montagem da ornamentação, a presença de um eletricista particular é de fundamental importância para a segurança das festas. A Equatorial Pará alerta sobre os cuidados que devem ser tomados na instalação de todos os tipos de enfeites e ornamentos para que acidentes com a rede de energia elétrica sejam evitados.
De acordo o Executivo de Segurança, Marcelo Tucunduva, as ornamentações devem ser fixadas longe da rede elétrica.
"Em locais públicos, os enfeites e ornamentos precisam ser instalados longe das redes de energia e jamais podem ser afixados nos postes, pois colocam em risco e dificultam o acesso dos eletricistas para a manutenção do sistema elétrico, em caso de necessidade", pontua.
Tucunduva também recomenda que não se deve utilizar materiais metálicos ao fazer as ornamentações, principalmente próximos à rede de energia elétrica.
"Outra orientação importante: as linhas de sustentação das bandeirinhas devem ser feitas de barbante ou linha de pesca, jamais as de arame, fio metálico ou linha chilena. A utilização desses materiais traz risco iminente de acidentes", diz o executivo de Segurança.
Além dos enfeites que são colocados nas ruas, os fogos de artifício, se projetados em direção à rede elétrica, se tornam perigosos. Já os balões, podem causar a interrupção no fornecimento de energia elétrica, causar incêndios e colocando em risco pessoas.
Confira algumas orientações da Equatorial Pará para ornamentações das festas juninas
– Para a instalação das bandeirinhas em ruas e praças, respeite a distância mínima de 1,5 metro em relação à rede elétrica. Se possível, mantenha uma distância maior;
– Não instale as bandeirinhas e demais enfeites utilizando os postes da Equatorial Pará como forma de fixação;
– Não utilize arame, fio metálico ou mesmo linha chilena para afixar bandeirinhas e demais enfeites;
– Todos os enfeites devem ser bem afixados, para que o vento não os projete contra a fiação da rede elétrica, provocando acidentes graves;
– Não solte balões. Eles podem provocar incêndios, queimadas e danos aos equipamentos e estruturas do sistema elétrico. Lembre-se de que soltar balão é crime;
– Não solte fogos de artifício próximos das redes elétricas;
– Não faça ligações clandestinas (gatos). Se for necessário utilizar energia elétrica, solicite junto à Equatorial Pará uma ligação provisória;
– A instalação elétrica das barracas deve ser feita por eletricista profissional;
– Não se aproxime de fios partidos caídos ao solo ou pendurados nos postes de energia. Impeça que outras pessoas se aproximem e avise imediatamente a Equatorial.
Caso ocorra alguma intercorrência, é necessário acionar imediatamente a Equatorial Pará, por meio dos canais de atendimento, que funcionam 24 horas por dia: 0800 091 0196, pelo site equatorialenergia.com.br, pelo aplicativo Equatorial Energia ou pela Clara no WhatsApp (91) 3217-8200.
Por: Assessoria de Imprensa
Fonte: Portal Santarém