Com uma vista de tirar o fôlego para as águas do rio Tapajós, o Terminal Hidroviário de Aveiro foi entregue na segunda-feira, 9, para os aveirenses, que receberam o novo espaço das mãos do governador do Pará, Helder Barbalho, com uma verdadeira festa, que parou a cidade.
“Aveiro passa por uma transformação. O Terminal Hidroviário é outro sonho importante em uma cidade que depende do rio para chegar e para sair. Para escoar a sua produção e para que as pessoas possam transitar. Antes tinha uma situação precária, uma situação inadequada para cuidar da chegada e da saída das pessoas, agora nós temos um terminal hidroviário com qualidade, acessibilidade e com respeito. Eu quero festejar porque este é o terminal de número 28. São 28 terminais espalhados por todo o Pará, em nosso governo”, disse o chefe do Executivo estadual.
Esta é a primeira vez que o município tem um local adequado, moderno e seguro para embarque e desembarque de usuários, desde a sua fundação, há 243 anos. A conquista inédita vai facilitar o acesso à cidade e aos distritos, que só é possível ser feito pelo rio. Cerca de 90% da população, que precisa dos barcos para se locomover, será beneficiada.
“A gente precisava descer no barranco, sujar os pés na areia, já cheguei a cair muitas vezes. Eu me sentia inseguro, a dificuldade era total para chegar em casa. Agora, com esse hidroviário, a vida de quem mora aqui vai melhorar muito, eu posso ir e voltar tranquilo com a minha família”, ressaltou João Victor Mota, 26 anos.
Dona Odenita da Silva, 65 anos, nasceu e cresceu em Aveiro. Para a idosa, o novo terminal vai tornar o acesso às embarcações mais seguro. “Aqui era uma dificuldade pra gente embarcar e desembarcar na cidade. Principalmente à noite, chegávamos a atolar na lama. Agora, graças a Deus, nós que já somos idosos, vamos nos sentir mais seguros. O terminal é maravilhoso, agradeço ao nosso governador, Helder Barbalho, por ajudar tanto a nossa cidade”, conta a aveirense.
28º Terminal – O terminal Hidroviário de Aveiro é 28º equipamento público entregue pela Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH), desde 2019. Mais oito novos terminais estão em fase de construção e serão inaugurados em breve. “Hoje Aveiro recebe seu primeiro terminal hidroviário fazendo com que o passageiro tenha mais dignidade, no embarque e desembarque, tanto o idoso, quanto a criança, que tem mais dificuldade para ter acesso a embarcação. Um verdadeiro divisor de águas para região. Esse equipamento é a nossa porta de entrada para o município, que foi contemplado com a beleza do rio Tapajós”, disse o presidente da CPH, Josenir Nascimento.
Estrutura – O espaço conta com uma estrutura moderna e oferece à população uma sala do Juizado, uma unidade do ParáPaz, administração, área de transbordo de cargas, área de contagem de cargas, duas salas de tickets, guarda-volume, banheiros feminino e masculino, banheiro para pessoas com deficiência, lanchonete, depósito de material de limpeza, carrinhos para bagagens, bebedouros, e sala de espera com 30 lugares e televisão.
Para garantir segurança e conforto no transporte de passageiros e insumos, o terminal possui quatro módulos de rampa metálica, que juntos somam aproximadamente 110 metros de extensão.
O conjunto naval do terminal também conta com dois novos flutuantes, sendo um intermediário, com 6 metros de extensão, e outro principal, com cerca de 25 metros. Além disso, uma caixa d’água e uma estação de tratamento de esgoto atendem o novo terminal.
Turismo – Maiara Solange, de 34 anos, é dona de um restaurante local, que vende pratos feitos a base dos peixes surubim e pirarucu, típicos da região. A empreendedora está na expectativa de atrair novos clientes, e espera alavancar os negócios. “A gente recebe aqui pessoas de todas as classes e idades, e estamos ansiosos para chegada dos novos turistas na cidade, a nossa comida é caseira, regional, feita de coração, e tenho certeza que vai conquista-los, estou ansiosa para receber mais turistas aqui”, afirmou.
O terminal vai impulsionar o turismo na localidade, pois além de beneficiar o acesso à localidade, vai alcançar também o Distrito de Fordlândia, uma comunidade histórica no município.
MODERNIZAÇÃO DO HOSPITAL MUNICIPAL DE AVEIRO
Na segunda-feira, 9, o Governo do Pará, entregou as obras de reconstrução e modernização do Hospital Municipal de Aveiro, na Região de Integração Tapajós. A cerimônia contou com a presença do governador Helder Barbalho e marca um importante passo para a melhoria dos serviços de saúde na região sudeste do estaddo.
“Aveiro passa por progresso e desenvolvimento com o tão sonhado hospital. A partir de agora, a solução de saúde é garantir médicos, equipamentos, medicamentos e tratamento no hospital da região, onde as pessoas moram e precisam ser assistidas”, destacou o governador sobre a importância da obra para a comunidade.
“A entrega das obras é um marco significativo para a nossa rede de saúde. Investimos com determinação na modernização desta unidade para garantir que a população da região sudeste do Pará tenha acesso a um atendimento de saúde de qualidade, com mais conforto e eficiência. Com os novos leitos e especialidades disponíveis, vamos melhor e atender, ainda mais, as necessidades da comunidade”, ressaltou Ivete Vaz, secretária de Estado de saúde pública do Pará.
AGÊNCIA DO BANPARÁ
Com a entrega da primeira agência de Aveiro, no sudoeste do estado, realizada no início da tarde desta segunda-feira, 9, o Banco do Estado do Pará (Banpará) agora está presente com todo o seu leque de serviços nos 144 municípios paraenses. Esta é a 61ª unidade bancária criada desde 2019, a quinta só em 2024, totalizando 163.
O governador Helder Barbalho, em agenda no município, participou da solenidade de entrega e destacou o feito histórico para a instituição financeira, além do benefício para a rotina de quem não vai mais ter que se deslocar até o município mais próximo, que nem sempre é perto, quando precisar de serviços bancários. Em função de acordo firmado recentemente junto ao governo federal, isso também alcança beneficiários de programas sociais pagos pela Caixa Econômica Federal (CEF) onde a instituição não possui agência própria.
Para celebrar o marco, o Banpará presenteará os 30 primeiros correntistas, pessoa física, com uma poupança no valor de R$ 200. As regras serão apresentadas aos contemplados no momento do atendimento, na agência. A nova unidade oferecerá os mesmos produtos e serviços que o Banpará apresenta na capital, incluindo abertura de contas, atendimento ao público, operações de caixa eletrônico e atendimento presencial, produtos de investimentos e uma variedade de opções de crédito e microcrédito, como empréstimos consignados, Banpará Card, crédito rural, crédito imobiliário, energia solar, crédito pessoa jurídica, antecipação de Imposto de Renda, antecipação de 13º, Banpará Comunidade, Cred Turismo, Fungetur, Empodera e Banpará Bio. O atendimento ao público ocorrerá de 10h às 15h e o autoatendimento funcionará 8h às 20h.
“A partir de hoje, todas as cidades do Pará estão assistidas por uma agência física do Banpará. É uma alegria poder viver com vocês as entregas, os benefícios e as conquistas da cidade. Isso só ocorre porque há união de um time que entende que Aveiro vive um tempo de desenvolvimento, de progresso. Para uma cidade crescer, precisa ter o apoio do sistema financeiro. O Banpará chega aqui para ajudar Aveiro. Tudo o que a maior agência de Belém oferece também será ofertado aqui. Seja o pagamento aos servidores públicos, o crédito consignado, o apoio para financiamento da agricultura, da atividade produtiva, ao comércio, à construção imobiliária”, anunciou o chefe do Executivo estadual.
Com informações da Agência Pará