O prefeito de Itaituba, Valmir Climaco de Aguiar, não vem respeitando a Lei Eleitoral e tentando emplacar seus candidatos, a prefeito Nicodemos Aguiar e seus vereadores, vem usando abertamente a máquina pública municipal.
Foi o que ocorreu neste último final semana, quando Valmir Cliamco de Aguiar ao lado de seus candidatos, a prefeito NICODEMOS AGUIAR e a vereador o ex-secretário de Educação, Amilton Pinho, pediu votos, inclusive tentando desfasar e burlar a Lei Eleitoral, não disse o nome dos seus candidatos, apenas se referiu ao seu vice, Nicodemos que é candidato a Prefeito e o ex-secretário Amilton Pinho, candidato a Vereador, classificando este como o melhor secretário de educação de Itaituba.
O crime eleitoral ocorreu quando da inauguração das escolas nas comunidades garimpeiras de São Chico, Água Branca e Patrocinio, onde o município construiu rês escolas municipais.
No vídeo, pode ser visto a imagem com áudio do Prefeito induzindo os eleitores da área garimpeira a votarem em seus candidatos.
Assista o vídeo:
https://youtube.com/watch?v=ecV5Up3uYjw&si=wifirhZou_VpOBTf
Nesta região garimpeira, o prefeito VALMIR CLIMACO DE AGUIAR não tem apoio dos eleitores, que são revoltados com o representante do Executivo por não defender a garimpagem e ser aliado do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva e do Governador HELDER BARBALHO, considerados os responsáveis pelo caos econômico e fechamento dos garimpos na região.
Construir escolas é sempre bom, quando temos alunos para beneficiar, mas construir escolas para justificar o gasto do dinheiro público não é bom.
Para o garimpeiro João Rodrigues, “Estas escolas vão beneficiar quais crianças? Se nós estamos saindo dos garimpos para cidade”. “Com o fechamento dos garimpos pra que servirá estas escolas?”, pergunta o garimpeiro. “Quando os garimpos estavam a todo vapor, era para construir estas escolas. Com o fechamento dos garimpos nossas crianças vão todas embora das comunidades garimpeiras, pois como vamos manter a família no garimpo sem trabalhar”, disse João Rodrigues.
“Vamos viver de que? Bolsa família? Bolsa gás? Infelizmente, era para o prefeito ter defendido os garimpos, mas ficou calado. Agora fazer escolas para nos agradar. Queremos é trabalhar para poder educarmos nossos filhos”, concluiu o garimpeiro.
Fonte: Portal Santarém