A Polícia Civil do Pará, através da Divisão de Investigações e Operações Especiais (DIOE), da Delegacia de Combate a Crimes contra Concessionárias de Serviços Públicos (DCCCCSP) e apoio da Diretoria de Polícia Especializada (DPE) deflagrou, na manhã de sexta-feira (3) a “Operação Lasgrael”. A ação prendeu três suspeitos e teve como objetivo desarticular um esquema de fraude milionário com a falsificação de documentos e inserção de dados falsos no sistema de uma concessionária de energia que atua no Pará.
Segundo o delegado Cláudio Galeno, titular da DCCCCSP, a quadrilha abria processos fraudulentos para anular ou transferir dívidas de energia elétrica de forma ilícita. “Com isso, clientes comerciais e residenciais eram beneficiados. A estimativa é que os prejuízos causados à concessionária alcancem valores milionários”, explicou.
Os mandados de prisão e busca e apreensão foram expedidos pela Vara de Inquéritos da Região Metropolitana de Belém. Diante das suspeitas, a concessionária também instaurou um procedimento de apuração interna, o que também possibilitou subsidiar as investigações feitas pela Polícia Civil, conforme explicou o delegado Ricardo Rosário, diretor da DIOE. “Através do sistema interno de compliance e prevenção de fraudes, a empresa identificou indícios de conduta irregular e instaurou processo de auditoria interna e acionou as autoridades policiais”, finalizou o diretor.
Ao total, a ação também apreendeu um veículo e diversos equipamentos que possibilitavam o funcionamento da fraude. Os presos foram apresentados a exames e seguem à disposição da Justiça. Diligências seguem em andamento para identificar e responsabilizar os demais envolvidos no esquema.
Por Esther Pinheiro (PC)
Com informações da Agência Pará