Mais da metade dos santarenos consideram o desempenho dos vereadores apenas “regular”, enquanto 35% classificam o trabalho do Legislativo Municipal como “ruim”, segundo a quarta rodada da pesquisa de opinião pública realizada pela empresa Destak Publicidade e Marketing.
A pesquisa, que ouviu 1.020 eleitores em entrevistas individuais e domiciliares no município de Santarém, com margem de erro de 4,4% e intervalo de confiança de 95%, traça um panorama preocupante para a imagem da atual legislatura. De acordo com os dados, 53% dos entrevistados avaliam o trabalho dos vereadores como regular, 35% o consideram ruim, 7% o classificam como bom e apenas 5% dizem que é péssimo. Nenhum dos participantes avaliou o desempenho da Câmara como excelente.
Quando questionados sobre qual vereador mais trabalhou por Santarém até o momento, o resultado mostrou forte dispersão e alto índice de desconhecimento ou desinteresse do eleitorado. Alexandre Maduro aparece na liderança com 2,5%, seguido por Biga Kalahari (1,9%), Erlon Rocha (1,8%), Jandeilson Pereira (1,8%) e Alba Leal (1,8%). Também aparecem na lista Júnior Tapajós (1,6%), Erasmo Maia (1,4%) e Gerlande Castro (0,9%).
Outros nomes, como Elielton Lira (0,5%), Enfermeiro Joziel (0,4%), Andreo Rasera (0,4%), Alberto Portela (0,4%), Elita Beltrão (0,2%), Alaércio Cardoso (0,2%), Adriana (0,2%), Urias Pingarilho (0,2%), Socorro (0,2%), Priscila (0,2%) e Murilo Tolentino (0,2%) também foram lembrados, mas com percentuais pouco expressivos.
O dado mais revelador, no entanto, está na falta de reconhecimento da maioria: 79,5% dos entrevistados não souberam ou preferiram não responder à pergunta sobre qual vereador mais tem trabalhado pela cidade. Outros 3,9% afirmaram que nenhum parlamentar merece destaque.
A pesquisa também perguntou sobre o grau de convicção do eleitor em relação ao voto. Do total de entrevistados, 46% afirmaram que já definiram sua escolha para o próximo pleito, 39% disseram que ainda podem mudar de opinião e 13% responderam que dificilmente mudarão. Apenas 2% não souberam opinar.
Os resultados mostram que, embora parte do eleitorado reconheça alguns nomes do Legislativo municipal, a percepção geral é de distanciamento entre os vereadores e a população santarena.
Com informações da Destak Publicidade e Marketing