O gestor público, Marcelino Xavier (PSD), se destaca entre os candidatos à Câmara Municipal de Santarém, nas eleições do dia 6 de outubro, com o número 55222, tendo como candidato à Prefeitura de Santarém a Chapa de Zé Maria Tapajós e Carlos Martins.
Filho de Maria de Nazaré Azevedo Xavier, falecida em 2008, e do Dr. Walber Xavier, nome conhecido entre as personalidades santarenas e servidor do Detran-PA, Marcelino nasceu no dia 04 de outubro de 1989, na cidade de Belém do Pará.
Marcelino Xavier, que tem 34 anos de idade, chegou em Santarém em março de 1994. Marcelino estudou no Colégio Santa Clara de 1994 a 2005, no Colégio Tapajós de 2005 a 2007 e se formou em Gestão Pública na Universidade Pitágoras Anhanguera no ano de 2019.
Após concluir o curso superior, Marcelino exerceu o cargo de vistoriador veicular na empresa Vip Leilões. Também trabalhou como atendente e caixa no Sindicato das Empresas do Transporte Público de Santarém.
Em 2019, foi aprovado no concurso da Universidade do Estado do Pará (Uepa), como técnico administrativo e, em 2020, foi aprovado na seletiva da Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe), como agente penitenciário.
Marcelino Xavier entrou no Procon/Santarém, como agente administrativo, e foi promovido a fiscal das relações de consumo e depois a chefe de fiscalização.
Em 2021, foi chamado para chefiar a Vigilância em Saúde de Santarém, onde atua até hoje.
Fonte: Portal Santarém