Com o tema “Aqui o Mosquito Não Entra”, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Mojuí dos Campos, por meio da Coordenadoria de Vigilância Sanitária, iniciou na segunda-feira (10) a Semana de Combate à Dengue, com palestras em todas as escolas do município.
Na manhã desta quinta-feira (13), em frente à Praça da Matriz Santo Antônio, foi realizado o “Dia D de Combate à Dengue”, em alusão ao Dia Nacional de Combate à Dengue.
Durante a ação, a população participou de diversas atividades educativas e recebeu orientações sobre como eliminar criadouros e evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti.
Também foi promovida uma blitz educativa, com apoio dos agentes de trânsito da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMMT) e dos alunos da Escola Municipal Júlio Walfredo da Ponte, que distribuíram hipoclorito e panfletos informativos. O evento contou ainda com um estande educativo e a presença da mascote do mosquito, que atraiu a atenção de crianças e adultos, alertando motoristas e pedestres sobre os riscos da dengue.

Juntos contra a dengue! Alunos da Escola Júlio Walfredo participam da mobilização “Aqui o Mosquito Não Entra”. (Foto: Lucas Rodrigues Pereira – Ascom PMMC)
De acordo com Josirlande da Silva, coordenadora da Vigilância Sanitária, o foco é não dar chance ao transmissor da doença.
“Aqui, o mosquito Aedes aegypti não tem vez. Iniciamos nossa semana de combate à dengue na segunda-feira, com palestras em todas as escolas municipais. Hoje estamos aqui na Praça Matriz Santo Antônio com o nosso estande. Pela manhã, realizamos a blitz educativa com panfletagem e entrega de hipoclorito para os motoristas. Tivemos também a participação dos alunos da Escola Júlio Walfredo, e na parte da coleta de entulhos contamos com o apoio da Seminf”, destacou a coordenadora.
A secretária municipal de Saúde, Adeliane Frota, ressaltou a importância do envolvimento dos estudantes na mobilização.
“Estamos desenvolvendo um trabalho educativo nas escolas, porque as crianças e adolescentes são os principais comunicadores dentro das famílias. Nosso objetivo é mostrar como identificar possíveis focos da dengue e incentivar cada aluno a ajudar pais e responsáveis nos cuidados com o lar”, afirmou a secretária.
As ações de combate e conscientização continuam ao longo do ano. As equipes da Coordenadoria de Vigilância Sanitária realizam visitas diárias nos bairros, inspecionando imóveis, eliminando focos e orientando os moradores. A mobilização desta quinta-feira faz parte de uma série de atividades que serão realizadas em diferentes pontos da cidade, com o objetivo de reduzir o risco de proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Com informações de Elivaldo Silva – Registro Profissional 276-RR. Fotos: Lucas Rodrigues Pereira / Ascom PMMC
