A importância do auxiliador e do mediador educacional na educação inclusiva de Óbidos é o tema da formação pedagógica que foi realizada na quarta-feira (23), pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), para 105 servidores que atuam nas escolas da rede municipal de ensino.
A formação foi realizada em parceria com o Instituto Rodrigo Mendes, por meio do projeto “Alavancas para a educação inclusiva de qualidade”. Implantado em Óbidos em 2023, a iniciativa tem o objetivo de influenciar as políticas públicas de formação em educação inclusiva, visando a melhoria de sua qualidade.
Formação foi realizada no auditório do IFPA Campus Óbidos.
A diretora de ensino da Semed, Everlane Ramos, explica que o projeto Alavancas inicialmente atuou na formação prioritária de professores, em especial dos que atuam nas salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE). Em 2025, a iniciativa vai contemplar também os auxiliares e mediadores, aperfeiçoando os atendimentos aos alunos com deficiência ou com algum tipo de transtorno.
“Muitos dos nossos alunos ainda não têm laudo que ateste a deficiência ou o transtorno do espectro autista e o TDH [Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade], mesmo assim todos são atendidos nas nossas escolas por meio do Núcleo Multidisciplinar. Por isso, iniciamos essa formação específica para os auxiliares e mediadores, para possibilitar um ensino-aprendizagem para esses alunos com qualidade e humanizado”, explicou a diretora de ensino da Semed.
Everlane Ramos destaca a importância da formação para auxiliares e mediadores educacionais com o aumento de alunos com deficiência.
Crescimento de alunos PCDs na rede municipal
Por determinação de Lei Municipal o número limite para a contratação de auxiliares educacionais é de 100 vagas, para mediadores educacionais são previstas 30 vagas, apesar disso, a demanda na rede municipal hoje é de 350 alunos com deficiência comprovada por meio de laudo, o que exigiu um planejamento estratégico detalhado, levando em consideração a realidade de cada aluno e das escolas em que estão matriculados.
Atualmente, a maioria das escolas da rede municipal de ensino de Óbidos tem alunos considerados Pessoas com Deficiência (PCDs) frequentando a sala de aula, o que resultou no aumento significativo do atendimento a esse público no ano de 2025. Além disso, por meio do Núcleo Multidisciplinar, alunos com TDH e espectro autista, que não são o público-alvo da educação especial, também são acompanhados nas escolas municipais.
Geovana Marialva, mediadora educacional na Escola Frei Edmundo Bonckosch no bairro São Francisco, destaca que o repasse das novas práticas pedagógicas para a educação inclusiva é fundamental para o atendimento adequado dos alunos com deficiência.
“Essas informações são muito importantes para a gente. Como lidar com esse aluno e quais são os métodos que a gente pode utilizar, por exemplo, são informações essenciais para o nosso conhecimento, principalmente agora no período de férias escolares, porque temos tempo de pensar em novas estratégias para trabalhar com eles assim que iniciarem as aulas. Então, essa formação é de suma importância pra gente, tanto pra gente conhecer o nosso papel, como também para executar esse papel na sala de aula”, enfatizou.
Geovana Marialva ressaltou a importância da formação para a atuação dos mediadores e auxiliares educacionais.
A Diretoria de Ensino definiu uma programação para promover a formação continuada ao longo do ano, por meio do Instituto Rodrigo Mendes, beneficiando os profissionais que atuam na cidade e no interior.
Por: Érique Figueirêdo. Fotos: Odirlei Santos/ ASCOM-PMO
Fonte: Portal Santarém