Os grupos formados por crianças, adolescentes, jovens e idosos assistidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Semdes), por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) ligados aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS 1 e 2), participaram nesta semana da tradicional Colônia de Férias.
Além de proporcionar momentos de lazer e descontração, a colônia possibilitou diversos benefícios para o desenvolvimento infantojuvenil e dos idosos, como o estímulo à socialização, à prática de atividades físicas, o desenvolvimento da criatividade e a construção de memórias afetivas por meio da convivência em grupo.
Nesta quinta-feira (31), a colônia de férias atendeu os idosos. Uma turma com 56 usuários assistidos pelo SCFV foi levada para uma chácara, onde participou da programação especial, que incluiu aeróbica, atividades na piscina e alimentação saudável.
Maria Castro foi uma das usuárias do serviço de convivência que fez questão de ir para a colônia. A dona de casa lembrou dos benefícios que esse tipo de atividade traz para o grupo.
“Aqui me sinto feliz, alegre e satisfeita. A gente aqui se sente muito bem com as atividades. As meninas tratam bem a gente. São carinhosas, atenciosas e amorosas. A gente tem todas as quintas-feiras, às nossas atividades e lá somos bem amparadas e quando tem essas atividades assim, fora de lá, isso nos faz ainda melhor. Desde que comecei a entrar nisso, eu me sinto muito bem”, disse Maria, que participa há 10 anos das atividades do CRAS 2 localizado no bairro São Francisco.
Maria Castro é moradora do bairro Cidade Nova e é atendida pelo CRAS 2 do bairro São Francisco.
Aos 71 anos, Ana Ramos era uma das mais animadas nos exercícios feitos na piscina. A aposentada garantiu que não gosta de perder nenhum evento realizado com os idosos do SCFV.
“Quantas vezes me convidarem, eu tô dentro. É muito importante para nós, pra nossa saúde, fazer um movimento desse. Eu vou fazer 72 anos, mas eu adoro demais”, ressaltou Ana.
Ana Ramos não perde nenhuma atividade do grupo de fortalecimento de vínculos da Semdes do qual faz parte.
A programação da colônia de férias contou com a atuação direta dos servidores das secretarias de Desenvolvimento Social e Esporte e Lazer, divididos entre as atividades, transporte, alimentação e apoio.
A titular da Semdes, Aldanete Farias, destacou que a colônia de férias é um compromisso do Governo Municipal com os usuários do Sistema Único de Assistência Social (Suas), sobretudo com os que estão inseridos em situação de vulnerabilidade social.
“Hoje as nossas atividades estão direcionadas para as pessoas idosas, mas nós já tivemos nessa semana a colônia de férias para crianças com até seis anos. Com crianças e adolescentes na faixa de sete a quinze anos e para os jovens, o que demonstra o nosso compromisso de sempre promover a inclusão social dessas pessoas e dar dignidade para elas. Mesmo com muitos desafios e muitas dificuldades, nós estamos implantando continuamente os serviços da assistência social”, pontuou a secretária de Desenvolvimento Social.
Colônia de Férias beneficiou 56 idosos com atividades em uma chácara, com direito a atividades na piscina.
A colônia de férias voltada para o público infantojuvenil beneficiou aproximadamente 100 usuários dos equipamentos da rede municipal de Assistência Social.
Por: Érique Figueirêdo. Fotos: Divulgação/ ASCOM-PMO
Fonte: Portal Santarém