O prefeito de Óbidos, Jaime Silva, iniciou a semana de trabalho nesta segunda-feira (25) em Belém-PA, onde participou de um encontro destinado aos prefeitos reeleitos e eleitos no pleito eleitoral de 2024, para debater os desafios da gestão pública, meio ambiente e a realização da 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que acontecerá em novembro de 2025, na capital paraense.
O evento realizado no Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, contou com as presenças do governador do Pará, Helder Barbalho; da vice-governadora, Hana Ghassan, e de integrantes da bancada Federal e Estadual, além de representantes do Governo Federal para orientar sobre captação de recursos e projetos.
Vice-prefeito eleito, Jalico Aquino e o atual presidente da Câmara de Vereadores, vereador Rylder Afonso, também estiveram presentes no evento.
Acompanhando do vice-prefeito eleito, Jalico Aquino e do presidente da Câmara Municipal de Óbidos, vereador Rylder Afonso, Jaime acompanhou a palestra sobre os preparativos para o Estado receber a COP30 e o repasse de informações sobre a importância estratégica do trabalho conjunto entre os municípios e o Estado, durante a abordagem do governador.
“Esse é um momento para nos prepararmos para esses próximos quatro anos, que exigem da gente preparo, visão administrativa, articulação política e sobretudo planejamento para a captação de recursos que vão financiar projetos importantes em diversas áreas: saúde, educação, infraestrutura e outros. Por isso a importância da presença do nosso vice-prefeito reeleito e a do presidente da Câmara, que têm e vão ter uma atuação importante nesse contexto”, ressaltou o prefeito de Óbidos.
O encontro contou também com a presença do secretário-executivo de Relações Institucionais do Governo Federal, Olavo Noleto, que destacou a importância da articulação institucional entre Estado, municípios e União.
COP 30
Em alta, a pauta ambiental também esteve presente no evento, já que o Pará será a próxima sede da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima.
Jaime Silva lembrou dos avanços do município de Óbidos, que está trabalhando desde o início da atual gestão para, em breve, realizar a gestão de resíduos sólidos com foco na redução drástica de impactos no meio ambiente.
“Essa é uma pauta em que nós temos significativos avanços. O problema dos lixões na maioria das cidades brasileiras é um dos maiores poluentes do meio ambiente. Dentro dessa pauta ambiental, Óbidos está trabalhando muito e já tem resultados históricos, como a seleção do nosso projeto pelo Novo PAC para a construção de um aterro sanitário e o financiamento de projetos para a reciclagem, diminuição de produção de resíduos e a recuperação de áreas degradas. Óbidos tem muito a compartilhar durante a COP da Floresta”, finalizou o prefeito.
Por: Érique Figueirêdo, com informações da Agência Pará
Fonte: Portal Santarém