Com o compromisso de fortalecer o desenvolvimento socioeconômico de famílias em situação de vulnerabilidade, O Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), está promovendo uma ação itinerante em comunidades da zona rural e na cidade, com a oferta de oficina de corte e costura, voltada para o incentivo ao empreendedorismo de mulheres autônomas.
A oficina já beneficiou 60 mulheres na Vila União do Curumu e na comunidade Arapucu, e desde a segunda-feira (15), está atendendo 23 mulheres de diversos bairros de Óbidos, indicadas a partir de análise social, pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).
Com carga horária de 20 horas/aula para a zona rural e 40 horas/aula para a zona urbana, a oficina oferece oportunidades de geração de renda por meio do compartilhamento de conhecimentos sobre a confecção de peças íntimas, desde o corte no tecido, passando pelo manuseio das máquinas de costura, até o acabamento com as máquinas overlock.
Oficina incentiva o empreendedorismo de mulheres autônomas.
Na cidade, as atividades práticas estão sendo realizadas no auditório da Casa de Cultura. É para lá que a Vanessa Rocha vai todos os dias em busca de conhecimento, já que a oficina foi a primeira experiência dela com a profissão.
“Através dessa oficina aqui, mulheres que já tinham experiência estão podendo aperfeiçoar mais ainda. E a gente que não tinha nenhuma experiência está tendo a oportunidade de aprender com as professoras. Tem mulheres aqui como eu que não sabiam pegar uma tesoura para talhar um tecido e hoje a gente já consegue costurar uma calcinha. É uma experiência maravilhosa”, descreveu Vanessa.
Vanessa Rocha teve o primeiro contato com corte e costura na oficina realizada pelo Governo Municipal.
A primeira-dama Alice Silva, que colabora na coordenação da oficina em conjunto com a Semdes, destaca a importância da iniciativa para melhorar a renda e a qualidade de vida das mulheres da cidade e do interior.
“A gente está feliz de ver a alegria dessas mulheres que estão tendo a oportunidade de transformar a realidade das suas famílias, com a possibilidade de iniciar uma nova atividade que gere renda. Muitas delas já nos falam de sonhos e projetos que pretendem iniciar a partir dessa oficina. Estamos trabalhando a geração de renda não só na cidade, mas também no interior, dando a devida importância para as mulheres obidenses”, enfatizou Alice Silva.
A primeira-dama Alice Silva, acompanha a oficina realizada com as mulheres da Vila União do Curumu.
Marlene Santos é uma das mulheres que pretende empreender. As técnicas que ela aprendeu aperfeiçoaram o conhecimento de corte e costura que ela já tem.
“Estou aprendendo a técnica de fazer calcinhas, cuecas e outras peças. Essa oficina com as aulas práticas nos ajuda muito a melhorar o conhecimento que, no meu caso, eu já tenho. É uma excelente oportunidade para quem pretende empreender com pequenos negócios”, destacou Marlene.
Marlene Santos destaca que a oficina é essencial para quem pretende empreender com pequenos negócios.
A oficina de corte e costura conta com a cooperação do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-PA), que disponibilizou uma instrutora. Além disso, a iniciativa é financiada por meio de emenda parlamentar destinada pelo deputado estadual Josué Paiva (REP). Os recursos, somados a contrapartida do Governo Municipal, são usados para financiar a compra de máquinas de costura, compra de materiais para as aulas práticas e outros custeios necessários ao longo das atividades práticas.
A oficina de corte e costura seguirá para o Distrito do Flexal no período de 22 a 26 de setembro.
Por: Érique Figueirêdo. Fotos: Odirlei Santos/ ASCOM-PMO