A prefeitura de Jacareacanga está presente na 1ª edição do Seminário RUMOS, promovido pela Secretaria de Estado de Turismo do Pará (Setur), nos dias 4 e 5 de agosto, com o tema “O Turismo Pós-COP30”. A iniciativa visa se consolidar como uma plataforma permanente de articulação, capacitação e construção coletiva de políticas públicas para o setor turístico estadual, com Belém se preparando para sediar a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em novembro de 2025. O encontro reúne mais de 300 participantes.
O seminário objetiva posicionar o Pará como referência nacional e internacional em turismo sustentável. Representantes do setor público, pesquisadores, lideranças comunitárias, empreendedores, investidores e especialistas irão debater caminhos possíveis para um turismo regenerativo, inclusivo e alinhado com as agendas climática, digital e territorial. O turismo regenerativo é um conceito que se baseia na ideia de que as atividades turísticas devem deixar um destino melhor do que foi encontrado, minimizando impactos negativos do turismo e contribuindo ativamente para a regeneração de ecossistemas, economias e culturas locais.
A primeira edição do Seminário RUMOS marca a contagem regressiva de menos de 100 dias para a COP30. Com a devida atenção ao turismo e visando investir no progresso turístico de Jacareacanga, o prefeito Valdo designou como representantes do Executivo municipal a diretora de Turismo, Marcilene Queiroz, e o assessor de gabinete, Caio Rodrigues.
O Seminário RUMOS será concluído com a leitura da Carta do Pará para o Turismo Sustentável, documento orientador construído coletivamente durante o evento, reunindo diretrizes, sugestões e compromissos para o futuro da política pública de turismo no estado. O evento também será palco do lançamento oficial do Selo Visit Pará, iniciativa de posicionamento turístico voltada para a COP30.
Por ASCOM/PMJ (com dados da Agência Pará). Fotos: Arquivo da SEMAT/PMJ