O diretório municipal do MDB oficializou, no domingo (4), a candidatura de Jaime Silva à reeleição para a prefeitura de Óbidos nas eleições municipais de 2024.
A convenção da coligação aconteceu na sede do Clube Mariano, no bairro de Fátima, que ficou lotada por apoiadores e simpatizantes. Jalico Aquino (PSD) foi anunciado como candidato a vice-prefeito na chapa de Jaime Silva.
A coligação é formada por cinco partidos: MDB, União Brasil, Progressistas, Republicanos e PSD. Na convenção, foram lançados 75 candidatos ao cargo de vereador (a).
Estiveram presentes no evento personalidades da política, como o ex-deputado estadual e prefeito de Monte Alegre Júnior Hage; o deputado estadual Josué Paiva; o deputado federal e representante do diretório estadual do MDB Pará, Henderson Pinto; o deputado federal Júnior Ferrari; e João Pingarilho, secretário regional de governo, representando o Governador do Estado Helder Barbalho.
Ao lado de correligionários, Jaime Silva acompanhado da primeira-dama Alice Silva e do candidato a vice-prefeito Jalico Aquino, recebeu mensagens de apoio à candidatura pelo telão com as falas do deputado estadual Ronie Silva, deputada federal Renilce Nicodemos, deputado federal José Priante, Ministro do Turismo Celso Sabino, Ministro das Cidades Jader Filho, Vice-Governadora Hana Ghassan, e do Governador do Pará Helder Barbalho.
“É só com trabalho que o povo vai reconhecer o mérito daquele que está no comando e na direção deste município. Obrigado pelo apoio de todos que juntam forças para fazer desta campanha, uma campanha vitoriosa”, discursou agradecendo Silva.
As convenções fazem parte do calendário oficial da Justiça Eleitoral e são um requisito necessário para as legendas e federações que desejam lançar políticos na disputa. O prazo termina no dia 5 de agosto.
Quem é Jaime Silva?
Jaime Barbosa da Silva (Jaime Silva), nasceu no município de Óbidos, oeste do Pará, filho de Carlos Ricciardi da Silva e Antônia Barbosa da Silva. Casado com Alice Silva desde 1988, é pai de 2 filhas, Gabriela e Vitória.
Atuou como presidente do Sindicato Rural de Óbidos e também já foi secretário de agricultura no governo do Prefeito Zé Mário, quando organizou a Feira do Produtor. Foi escolhido pelos produtores rurais do Pará para ocupar a vaga de vice presidente da Federação da Agricultura do Estado do Pará (FAEPA), onde permaneceu até assumir a prefeitura municipal de Óbidos, eleito nas eleições de 2004, sendo reeleito em 2008, se tornando o único prefeito reeleito na história da política obidense. Em 2020, Jaime disputou as eleições e obteve 41,14% dos votos (11.156 votos), sendo eleito pela 3º vez Prefeito de Óbidos (2021-2024).
Jalico Aquino, candidato a vice-prefeito
Jalison Barros de Aquino, mais conhecido como Jalico, é natural da cidade de Óbidos, Pará. Nascido em 10 de dezembro de 1984, é filho de Nivaldo Pereira de Aquino, ex-vereador, e Maria das Graças Barros. Jalico disputou as eleições do ano de 2020 pelo Partido Liberal (PL) obtendo 1.855 votos, sendo o vereador mais votado do município para exercer a Legislatura do ano de 2021 a 2024; foi presidente da Câmara de Vereadores durante o biênio 2021/2022, onde atua como membro das Comissões de Justiça, Legislação e Redação de Leis, e Comissão de Educação, Cultura e Turismo.
Jalico Aquino é formado em Educação Física, como desportista, atuou em vários times obidenses, ganhando destaque como goleiro da Seleção de Óbidos na conquista do título de Campeão da Copa Oeste do Pará nos anos de 2016 e 2018. Aquino ocupou o cargo de secretário municipal de Esporte e Lazer, em 2019.
Atualmente, Jalico é filiado ao Partido Social Democrático (PSD) e é enfático ao mencionar o legado de seu pai, Nivaldo Aquino (in memoriam), que foi eleito por 4 mandatos como vereador, foi duas vezes presidente da Câmara Municipal, e é quem o inspira e motiva na vida pública.
Com informações da Ascom/MDB, com foto de Odirlei Santos
Fonte: Portal Santarém