O Diretório Municipal do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), marcou a convenção partidária em Óbidos, no Oeste do Pará, para o próximo domingo (4), e desde o anúncio há uma forte expectativa para a grande festa democrática que está sendo preparada.
O evento está marcado para começar às 18h, na sede do Clube Mariano, localizada na Avenida Prefeito Nelson Sousa, no bairro de Fátima.
Durante a convenção será oficializado o nome do atual prefeito, Jaime Silva, como candidato à reeleição para o cargo majoritário. O evento também deve marcar a definição do candidato ou candidata a vice-prefeito, além da apresentação dos candidatos que concorrerão ao cargo de vereador (a).
A convenção será realizada em conjunto com as siglas partidárias: União Brasil, Progressistas, Republicanos e PSD, que vão oficializar o ingresso na coligação que apoiará o candidato a prefeito.
Serão realizadas na mesma data e local as convenções dos demais partidos, com a seguinte programação:
16h – Convenção do Diretório Municipal do União Brasil;
16h30 – Convenção do Diretório Municipal do Progressistas; 17h – Convenção do Diretório Municipal do Republicanos;
17h30 – Convenção do Diretório Municipal do PSD;
18h – Convenção do Diretório Municipal do MDB.
Caravanas O diretório do MDB confirmou a vinda de caravanas de filiados e simpatizantes de diversas regiões da zona rural, para prestigiar o evento democrático, que promete ser um dos maiores – em termos de público – já realizados em Óbidos.
No evento serão apresentados aproximadamente 80 candidatos que concorrerão ao cargo de vereador.
A expectativa é de que Jaime esteja acompanhado de grandes lideranças políticas da região e do Pará, na convenção que vai sacramentar a sexta candidatura de Silva a prefeito de Óbidos, cargo que ele, atualmente, ocupa pela terceira vez.
Convenções partidárias
Segundo o art. 87 do Código Eleitoral, só podem concorrer às eleições os candidatos que estiverem filiados a um partido político. Mas, uma vez que cada partido possui inúmeros filiados, é necessário escolher entre eles, em convenção partidária, os que serão candidatos a cargos eletivos.
Convenções partidárias são reuniões de filiados a um partido político para julgamento de assuntos de interesse do grupo ou para escolha de candidatos e formação de coligações (união de dois ou mais partidos a fim de disputarem eleições). Conforme estabelece a Lei n° 13.165/2015, Lei da Reforma Política, as convenções devem ocorrer no período de 20 de julho a 5 de agosto do ano eleitoral.
Com informações da Ascom/MDB
Fonte: Portal Santarém