O Consórcio Tapajós, por meio do seu presidente, prefeito Valdo do Posto, do gerente regional do Sebrae, José Lira, e do diretor executivo, Neri Prazeres, juntamente com técnicos e secretários municipais dos municípios consorciados, reuniram-se na segunda-feira (11), para tratar da implantação e implementação do SIM – Selo de Inspeção Municipal.
Na reunião, estiveram presentes o presidente da Câmara de Jacareacanga, Antônio Mendes, o jurídico da instituição Dr. Diogo Tertulino, e o servidor Roberto Strapasson.
A secretária de Planejamento, Edileuza Viana, participou do encontro para alinhar o trabalho que será realizado. Por solicitação do prefeito Valdo, o Consórcio Tapajós e o Sebrae, juntamente com os demais municípios, irão atuar diretamente, com o apoio de uma consultoria, para viabilizar a implantação do selo nos municípios consorciados.
O trabalho vai além da simples implantação: ele também irá nortear a demanda dos municípios, permitindo que a comercialização de produtos inspecionados ultrapasse as fronteiras do nosso estado.
A visão futura é que produtores de toda a região possam oferecer produtos qualificados para o mercado, competindo com outros estados. Isso trará segurança jurídica ao produtor e garantirá uma comercialização adequada, com preços justos e praticáveis.
O prefeito Valdo enxerga esse processo com muita atenção e cuidado, para que os municípios do consórcio sejam valorizados nas cadeias produtivas. A medida gera renda para os produtores, segurança alimentar para os consumidores e fortalece a economia municipal.
Edileuza Viana, da SEPLAN de Jacareacanga, reforça que a criação de um grupo de trabalho técnico é fundamental, considerando as especificidades e características distintas de cada município, garantindo o cumprimento da legislação estadual e federal durante todo o processo.
Levando em conta que grande parte da população da região é indígena, também serão buscados mecanismos para inserir a cultura indígena na produção agrícola em larga escala, respeitando os parâmetros previstos na lei.
José Lira destacou a importância do selo para os municípios e o potencial impacto positivo na economia local.
O Consórcio Tapajós, juntamente com os prefeitos da região Oeste do Pará, tem trabalhado incansavelmente para levar políticas públicas que melhorem a qualidade de vida da população — um compromisso não apenas político, mas também social. Direcionar as demandas reprimidas por meio de políticas de acesso à legalização significa respeitar quem produz e qualificá-lo para o mercado, garantindo produtos de qualidade na mesa do consumidor.
Prefeitura Municipal de Jacareacanga, Consórcio dos Municípios do Tapajós e Sebrae — trabalhando juntos para trazer soluções e viabilizar o desenvolvimento econômico dos municípios da nossa região.
Por Amanda Lago (ASCOM e SEPLAN/PMJ)