Na quinta-feira, 08, a Prefeitura Municipal de Jacareacanga, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, reuniu-se com a equipe técnica do Projeto Saúde e Alegria (PSA), representantes do DSEI Tapajós, técnica da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), chefe de gabinete do prefeito Valdo, secretário de Administração, representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAT) e de Educação, Cultura e Desporto (SEMECD), juntamente com representante da UNICEF.
A reunião teve como pauta principal a assinatura do Selo UNICEF 2025–2028. Tratou-se das parcerias a serem firmadas com a assinatura do termo de adesão, bem como da apresentação da equipe em parceria com o Programa Saúde e Alegria, que tem desenvolvido projetos importantes na Terra Indígena Munduruku. Essa parte do projeto consiste em levar água potável para as comunidades.
Na reunião, a secretária de Planejamento explanou sobre a necessidade da atuação das esferas não governamentais junto ao município para mitigar os impactos acumulados ao longo dos anos, que têm afetado diretamente as populações indígenas, especialmente as crianças, que, na maioria das vezes têm como principal refeição aquela feita na sala de aula. Isso reforça a necessidade de trabalhar projetos voltados à produção de alimentos, a fim de garantir a segurança alimentar.
Na oportunidade, representantes da PMJ apresentaram à UNICEF o projeto de energia solar para substituir os motores geradores que consomem energia fóssil, um dos grandes poluentes ambientais. A medida visa tanto à economicidade quanto à mitigação dos impactos ambientais, além de beneficiar a saúde das crianças em idade escolar.
Preocupada sempre em apresentar não apenas os desafios encontrados, mas também possíveis soluções, a Prefeitura de Jacareacanga tem buscado parcerias para desenvolver projetos com sustentabilidade. Uma dessas parcerias foi firmada com a ONG Saúde e Alegria, que está atuando junto ao DSEI Tapajós e passará a atuar também com o apoio da gestão municipal.
Durante a reunião, foi definido que oito escolas da rede municipal de ensino fundamental serão contempladas com o início dos trabalhos ainda neste semestre, levando melhorias às redes de abastecimento de água para comunidades remotas. Isso trará para essas escolas a garantia de água potável de qualidade, impactando positivamente a saúde pública dos alunos atendidos.
Com a assinatura do termo de adesão ao Selo UNICEF, Jacareacanga poderá trabalhar as metas e indicadores necessários para alcançar a certificação junto à UNICEF e, graças a essa iniciativa, passará a ter acesso a mais investimentos para atuar em políticas públicas destinadas à primeira infância.
Para a secretária de Planejamento, Edileuza Viana, esse é um passo importante, considerando a união entre as secretarias de governo, alinhadas aos projetos de desenvolvimento do município.
Fonte: Amanda Lago – Assessora de Comunicação da PMJ (DRT: 0002592) | Fotos: Arquivo da SEPLAN/PMJ)