Para garantir maior organização do serviço de transporte em Óbidos, o Governo Municipal, por meio do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), instalou o primeiro ponto regulamentado para 10 mototaxistas com permissão para operar no serviço de transporte individual de passageiros.
Instalado no cruzamento da Rua Dr. Picanço Diniz com a Travessa Liberdade, no bairro de Lourdes, o ponto foi criado após análise técnica do Demutran, que recebeu a solicitação formal da Associação dos Mototaxistas de Óbidos (AMO), que atua em conjunto com órgão de trânsito municipal e o Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran-PA), para regularizar os mototaxistas que trabalham informalmente.
Entregue nesta quarta-feira (2), o ponto está situado em um perímetro onde há a concentração de comércios, posto de combustível, farmácias e agência bancária, o que gera grande fluxo de pessoas.
Risonaldo Rocha
O coordenador do Departamento de Trânsito, Risonaldo Rocha, destacou que o ponto assegura o melhor ordenamento da cidade e a segurança dos usuários dessa modalidade de transporte.
“É importante lembrar que essa categoria está se organizando, e esse ponto vai dar mais segurança para eles trabalharem e é uma referência segura para os passageiros procurarem por esse serviço que é muito utilizado na nossa cidade. Devido ao crescimento da categoria, o prefeito Jaime Silva já nos sinalizou para podermos fazer a análise de uma área no Centro Comercial da cidade para a criação de um segundo ponto. Trânsito organizado é sinal de segurança nas ruas e qualidade de vida para a nossa população”, disse o coordenador do Demutran.
Lucinha Paraense
Com a previsão de credenciar mais cinco mototaxistas, aumentando para 15 o número de permissionários em Óbidos, a presidente da Associação dos Mototaxistas de Óbidos (AMO), Lucinha Paraense, celebrou a conquista do primeiro ponto de estacionamento para a classe.
“Esse momento é muito importante para nós, mas que o reconhecimento pela organização da classe é um passo a mais para que a gente avance com a regularização dos mototaxistas que ainda não têm alvará. Em nome da nossa associação, eu agradeço à Prefeitura de Óbidos, ao Demutran e a todos que colaboram para essa conquista. Pode parecer algo simples, mas para quem trabalha no dia a dia transportando passageiros é muito importante”, destacou a presidente da entidade.
Uma nova realidade
Atuando como mototaxista há oito anos, Raimundo Vinhote, que recebeu o primeiro alvará de funcionamento em janeiro desse ano, disse que a categoria vive uma nova realidade desde que iniciou o processo de regularização dos mototaxistas.
Raimundo Vinhote
“Nós estamos muito felizes com esse ponto de mototáxi. Antes a gente ficava rodando sem ponto, era muito cansativo. Agora nós temos um ponto e essa conquista é de grande importância para nós”, agradeceu Raimundo.
Genilson Souza
Genilson Souza, há mais de uma década, roda nas ruas de Óbidos transportando passageiros e, desde o ano passado, passou a ser permissionário do serviço. Ele ressalta que a parceria entre a associação e o Governo Municipal tem resultados em conquistas inéditas.
“Isso é muito gratificante porque há muito tempo a gente vem lutando por esse ponto e nunca tivemos a resposta dos nossos pedidos. Hoje, com o apoio da Prefeitura de Óbidos e do Demutran esse desejo antigo foi atendido. Hoje é um dia histórico para a gente. Espero que, com esse apoio que nós temos hoje, novos pontos sejam criados e mais colegas sejam regularizados no serviço”, pontuou Genilson.
Com o início da operação do ponto, agentes do Demutran estiveram no local para orientar os mototaxistas, pedestres e demais condutores, devido ao grande fluxo de veículos e transeuntes na área.
Por: Érique Figueirêdo. Fotos: Odirlei Santos/ ASCOM-PMO
Fonte: Portal Santarém