O trabalho estratégico de recuperação e manutenção de estradas e vicinais que interligam o centro urbano a diversas comunidades da zona rural de Óbidos, continua avançando nas áreas que apresentam demandas urgentes, como o caso do ramal da ‘Peruana’, onde estão localizadas cerca de 50 famílias que sobrevivem basicamente da agricultura familiar e da pecuária.
Uma força-tarefa da Secretaria Municipal de Saneamento, Urbanismo e Infraestrutura (Seurbi), destinou a maioria da frota dos maquinários usados na manutenção de vias urbanas e rurais, para “empiçarrar” cerca de 15 km (quilômetros) da vicinal, que estava em péssimas condições de trafegabilidade, dificultando, inclusive, o transporte de alunos.
A via principal de acesso à região, está recebendo também serviços de alargamento, o que deve melhorar a visibilidade tanto para pedestres quanto para condutores, além da fixação de bueiros em pontos onde alagamentos são registrados no período chuvoso, o que impede o acesso dos veículos a região.
“Fizemos essa força-tarefa justamente para garantir que esses serviços sejam concluídos antes do início das chuvas, já que aqui nessa região chove muito. Instalamos dez linhas de bueiros e aterramos os locais onde sempre alaga, além disso, fizemos a terraplanagem e o empiçarramento da estrada, pra que a chuva não danifique rápido essa estrada”, disse o secretário adjunto da Seurbi, Rui Lima.
Raimundo Santos, que mora na “Peruana” e trabalha com a agricultura familiar, disse que o trabalho será importante para escoar a produção.
“Realmente estava muito ruim o ramal. A gente já vinha pedindo há muito tempo um trabalho como esse, não só para tapar os buracos, mas também para ajeitar esses alagamentos que têm aqui no período da chuva. Agora a viagem pra cidade vai melhorar, com certeza”, ressaltou Raimundo.
O trabalho deve ser concluído até o fim desta semana. As equipes de manutenção devem ser deslocadas para outra região, seguindo o cronograma de trabalho definido pela Seurbi.
Por: Érique Figueirêdo, com fotos de Odirlei Santos/ ASCOM/PMO
Fonte: Portal Santarém