O Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), realizou uma capacitação focada no combate à poluição sonora. O curso foi realizado nos dias 23 e 24 de julho, na sede do órgão ambiental, e teve como público-alvo trabalhadores que atuam com propaganda volante, e contou também com a participação de estudantes e profissionais de outras áreas.
Nos dois dias de diálogo foram abordados três eixos temáticos: Cidadania e Meio Ambiente, Cidadania versus Poluição Sonora e Legislação e Poluição Sonora.
O curso, conduzido pelo técnico em meio ambiente da Sema, Erlon Silva, foi elaborado para evitar as denúncias que são recorrentes sobre a prática da poluição sonora, além de qualificar a turma formada por 12 participantes.
“O curso de educação ambiental e cidadania foi realizado para atender a demanda do município, com relação principalmente à atividade de propaganda volante, esse foi o principal público-alvo. E nesta edição tivemos a participação de profissionais de outras áreas para atender outras demandas, como, por exemplo, os acadêmicos que vieram em busca de conhecimento. É uma forma também de divulgarmos o trabalho que a Sema faz de combate à poluição sonora, conscientizando a comunidade, principalmente quando nós temos aí um alto índice de poluição no município, tendo em vista a produção de ruídos em áreas e momentos inoportunos”, explicou Erlon
Erlon Silva lembrou que o repasse de informações é eficaz para reduzir os registros de denúncias pelo crime de poluição sonora.
Além dos sons automotivos de uso particular ou para propaganda volante, o diálogo ambiental alertou sobre a proibição do uso de descargas de motos e carros que geram ruídos acima do permitido por lei ou que estão em desacordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), prática que também é alvo da maioria das denúncias registradas na Sema.
Ao final das atividades, os participantes receberam certificação da Secretaria de Meio Ambiente.
Participantes do curso receberam certificação da Secretaria de Meio Ambiente.
Por: Érique Figueirêdo. Fotos: Odirlei Santos/ ASCOM-PMO
Fonte: Portal Santarém