A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) de Mojuí dos Campos, no oeste do Pará, realizou na tarde de quarta-feira (3) uma reunião com representantes do Conselho Municipal de Cultura e da classe artística local. O encontro aconteceu no Centro de Convivência do Idoso (CCI) e teve como pauta principal a validação de decisões e ações relacionadas à Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) 2025, especialmente quanto ao uso dos recursos da lei e à adequação de editais, assegurando a participação dos conselheiros e do setor cultural nas definições das políticas do município.
O vice-presidente do Conselho Municipal de Cultura, Daniel de Castro, reforçou a importância da mobilização coletiva. “Essa reunião é para fortalecer a nossa cultura e apoiar o povo que atua em diversas áreas. Estamos buscando diversificar a aplicação dos recursos para beneficiar não apenas um segmento, mas todos os que desenvolvem a cultura no município”, afirmou.
A Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura garante repasses anuais de recursos federais para estados e municípios. Sua execução é construída com a participação da sociedade civil e da classe artística, definindo ações, atividades, valores, formas de aplicação e produtos culturais, cabendo às prefeituras a responsabilidade de operacionalizar os investimentos.