A Prefeitura de Jacareacanga, representada pela Secretaria Municipal de Assuntos Indígenas, cujo titular é Lenilson Paigo Munduruku, cumpriu agenda em Brasília (DF), na terça-feira, 1º de abril.
Câmara dos Deputados Federais
Na terça-feira, 1º de abril, participaram de uma reunião no gabinete do Deputado Federal Airton Faleiro (PT), ocasião em que foram entregues os projetos da Secretaria Municipal de Assuntos Indígenas. Tais projetos incluíram a solicitação de apoio do Deputado para a aquisição de 100 (cem) kits de farinha; 2 (duas) Casas de Apoio para as casas de culturas dos Munduruku do Alto Tapajós, no Pará, e 50 (cinquenta) unidades de placas solares para a implantação de internet nas aldeias de difícil acesso na região de Jacareacanga.
Também estiveram presentes nesta reunião os vereadores da bancada indígena de Jacareacanga: Aldilo Amâncio Caetano Munduruku, Eliziário Kirixi Munduruku, Sandro Waro Munduruku, Tomaz Waro Munduruku e Zenildo Saw Munduruku.
De acordo com o secretário de Assuntos Indígenas, Lenilson Munduruku, durante a reunião com o Deputado Airton Faleiro, o município foi contemplado por meio de uma emenda impositiva do parlamentar no valor de R$ 300.000,00 (trezentos mil reais) para serem investidos na produção dos kits de farinheiras em apoio aos indígenas do município.
FUNAI
Outra agenda importante ocorreu também na terça-feira, 01/04, na sede da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), sendo bastante proveitosa tanto para nós quanto para os trabalhos no município. Neste encontro, estiveram presentes, além de Lenilson Munduruku, os vereadores da bancada indígena de Jacareacanga: Eliziário Kirixi Munduruku, Sandro Waro Munduruku e Zenildo Saw Munduruku, acompanhados do presidente da PUSSURU, João Kabá, a professora e coordenadora da UEPA (sede de Jacareacanga), Joelma Alencar, e a Coordenadora da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) do MEC, Luciene Tuchauá.
Ministério da Educação
Os representantes da Secretaria de Assuntos Indígenas, Lenilson Munduruku, juntamente com o presidente da APUSSURU, estiveram na sede do Ministério da Educação com a representante da Secadi, Luciene Tuchauá. De acordo com o líder dos Assuntos Indígenas, Lenilson Munduruku, durante o encontro, a pauta discutida foi a implantação dos cursos superiores para indígenas na cidade de Jacareacanga. Ele declarou: “Com a chegada dos cursos superiores para nossa cidade, as instituições UEPA e UFOPA serão fortalecidas; isso contribuirá para o desenvolvimento da cidade e o crescimento de todos nós, pois com a Educação podemos transformar muitas realidades”, esclareceu.
O titular da Secretaria dos Indígenas de Jacareacanga também informou que, na reunião no Ministério da Educação, “outra demanda discutida foi a exigência e reivindicação dos cursos de enfermagem a serem disponibilizados em Jacareacanga, pois essa conquista será grandiosamente importante para o benefício dos indígenas do município com melhor investimento na saúde”.
Fonte: Amanda Lago – Assessora de Comunicação da PMJ (DRT: 0002592) | Fotos: Arquivo da SEMAI.