Com o tema central “20 anos do SUAS: Construção, proteção social e resistência”, ocorreu a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social do município de Jacareacanga, na última terça-feira, dia 20, no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS).
A Conferência Municipal de Assistência Social foi um evento da Prefeitura Municipal, realizado pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e pela Secretaria de Assistência Social (SEMAS), tendo à frente a titular da Pasta, Sra. Edriane Oliveira, que não mediu esforços para o êxito deste evento.
O evento foi prestigiado por autoridades, representantes de associações e pelo Poder Legislativo, representado pelo presidente, Vereador Antônio Mendes, bem como pela presidente do CMAS, Elenilce Fernandes de Sousa.
A programação contou com palestra da assistente social especialista em saúde pública e direitos humanos, Heleuses Sarraf, além de apresentações culturais do Centro dos Idosos e do grupo Carimbó Raízes do Jacaré.
Os temas abordados pelos eixos discutidos foram os seguintes:
1º Eixo: Universalização do SUAS: acesso integral com equidade, respeito e valorização profissional;
2º Eixo: Aperfeiçoamento contínuo do SUAS: inovação, gestão, descentralização e valorização profissional;
3º Eixo: Socioassistenciais: fortalecimento da proteção social, segurança de renda e inclusão social no SUAS;
4º Eixo: Gestão democrática, informação e comunicação transparente: fortalecimento da participação social no SUAS;
5º Eixo: Sustentabilidade financeira e equidade no cofinanciamento do SUAS.
Uma das assistentes sociais da SEMAS, Cleize Regina, destacou que as conferências de assistência social são instâncias máximas de deliberação. Este momento constitui grande oportunidade para união e avaliação de até que ponto a gestão compartilhada tem sido cumprida e assumida como responsabilidade política e pública por todos os atores envolvidos, inclusive os usuários, condição indispensável para a consolidação do SUAS, a garantia de direitos socioassistenciais dos usuários e da proteção social não contributiva, a contribuição para a equidade e a redução das desigualdades, a organização das ofertas em consonância com as demandas da população brasileira e para a melhoria das condições de vida e empoderamento dos usuários.
Por assim dizer, a profissional Regina afirma que a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social foi um sucesso e atendeu a todas as expectativas da equipe envolvida no evento. Além disso, agradeceu a todos que se dedicaram para a realização exitosa do evento, especialmente à Sra. Edriane Oliveira, pela oportunidade e apoio incondicional às ações da SEMAS e de sua equipe.
Fonte: Amanda Lago – Assessora de Comunicação da PMJ (DRT: 0002592) | Fotos: Nildo Santos (colaborador da ASCOM/PMJ)