Pela primeira vez, a Natura estará presente no Círio de Nazaré, que ocorre em outubro na cidade de Belém do Pará. A festividade tornou-se Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado do Pará em 2023 e, em todos os anos, reúne milhares de pessoas pelas ruas da capital paraense. Para celebrar a grandeza da cultura nortista, a Natura é patrocinadora oficial da Varanda de Nazaré, espaço idealizado pela cantora, compositora, atriz e multi-instrumentista paraense Fafá de Belém, do Arrastão do Círio, e apoia também a Casa de Plácido.
Segundo Júlia Ceschin, gerente sênior da Marca Natura e Marketing Estratégico no Brasil, a Natura tem uma relação histórica com a Amazônia há mais de 20 anos. “Desde então, criamos produtos, cadeias e inovações que contribuem para o desenvolvimento socioeconômico e para a valorização do território. Também investimos na cultura da região há mais de 12 anos, através da plataforma Natura Musical. Ao patrocinar um festejo popular como o Círio de Nazaré, buscamos não só compreender as novas gerações por meio da música, mas também valorizar as manifestações de expressão nacional e a nossa identidade cultural brasileira”, explica a executiva.
Em mais de uma década, a plataforma Natura Musical fomentou o lançamento de 88 projetos musicais no Pará com um investimento total de mais de R$ 14 milhões para o Estado. A relação histórica da marca com a cultura paraense já rendeu muitos frutos emblemáticos, a partir de projetos de diferentes naturezas: de artistas consagrados como a rainha do carimbó Dona Onete e “Bagaceira”, seu mais recente disco, a registros como “Mestras”, documentário longa-metragem selecionado para o Festival de Gramado. A produção lança luz sobre o protagonismo de artistas mulheres que têm papel fundamental na propagação e manutenção das tradições culturais da região Norte do Brasil.
As ações da marca no Círio de Nazaré serão envelopadas por uma campanha robusta, que traz para o digital parcerias com as atrizes Dira Paes e Alane Dias, as cantoras Fafá de Belém e Júlia Passos, e os criadores de conteúdo Marê, Kadu Alvorada, Natália Leão e Belém Dicas. Também dentro da estratégia, a marca traz ações distribuídas pela cidade, envelopando espaços com as cores da Natura, bem como distribuição de amostras de polpa hidratante Ekos Castanha em voos da companhia aérea Azul saindo de São Paulo para Belém na semana do Círio de Nazaré.
Varanda de Nazaré
Idealizada pela cantora Fafá de Belém, a Varanda de Nazaré nasceu com a missão de ser uma das maiores vitrines do Círio de Nazaré para o Brasil e para o mundo. Com uma programação que oferece uma imersão autêntica no Círio e na cultura paraense, Fafá de Belém reúne, a cada ano, importantes formadores de opinião de diversas áreas do conhecimento. Ao longo das 13 edições, mais de 450 embaixadores de diferentes regiões do Brasil e do mundo foram convidados a participar dessa jornada conduzida pelo olhar sensível e único que a Varanda de Nazaré proporciona.
“É com muita alegria que, pela primeira vez, recebemos a Natura como parceira da Varanda de Nazaré. A Natura é uma marca que investe muito em pesquisa no estado do Pará, que leva para o mundo a nossa sabedoria ancestral, nossas ervas curativas e a nossa cultura. É uma honra e uma chancela muito poderosa para nós termos como parceira da Varanda a Natura, que apoia a cultura e a Amazônia. Será um encontro lindo, cheio de cheiros e muita música”, afirma Fafá de Belém.
A Natura estará presente na Varanda com ativações da marca Ekos, com a linha de Castanha e também fragrâncias de Ekos Ryos, que celebram os rios amazônicos. Para o festejo, Natura ainda apresentará uma fragrância inédita.
Na Romaria Fluvial, a Natura marca presença barco da Varanda de Nazaré distribuindo unidades de Fotoequilíbrio, leques personalizados e amostra de polpa de mão de Ekos e das novas fragrâncias de Ekos Ryos para os convidados. A ação ainda terá cobertura com produção de conteúdo de influenciadores e convidados da marca.
Na Trasladação e no Círio, os convidados da Varanda de Nazaré contarão com o Lounge SPA Ekos, bancada de UNA para retoque de maquiagem e mesa sensorial com fragrâncias Ekos Ryos.
Arrastão do Círio
O Arrastão do Círio é um cortejo que percorre ruas do centro da capital paraense e arrasta multidões ao som de ritmos como o carimbó e o batuque. Capitaneado pelo grupo musical e instituto cultural Arraial do Pavulagem, o cortejo valoriza a manutenção dos saberes populares paraenses e fortalece a cultura popular produzida no estado. A Natura estará presente no Arrastão do Círio distribuindo amostras de hidratantes Ekos, viseiras, copos ecológicos e picolé de açaí.
Fórum
Desde 2023, a programação da Varanda se expandiu com a criação do Fórum Varanda da Amazônia, uma plataforma de diálogo que reúne representantes do setor público, privado e do terceiro setor. Na sua segunda edição, o fórum terá como tema “Amazônia em Nós”, explorando tanto os desafios ambientais quanto a sabedoria ancestral dos povos locais como guia para um futuro sustentável.
Serão 8 paineis que discutirão temas cruciais para a sustentabilidade e o futuro da Amazônia, conectando iniciativas públicas e privadas, comunidades amazônicas e universidades. A Natura estará presente no Fórum no dia 09 de outubro, representada pelo Gerente de Relacionamento e Abastecimento da Sociobiodiversidade, Mauro Costa, que participará do painel: Oportunidades e Negócios Sustentáveis na Amazônia.
Casa de Plácido
A ‘Casa de Plácido’ é um espaço de acolhimento localizado na Praça de Nazaré, em Belém, ao lado da Basílica de Nazaré, ela recebe peregrinos e romeiros no Círio. Os promesseiros do interior são recebidos por voluntários no local e recebem cuidados, como atendimento médico, massagem e lavagem dos pés. Além disso, eles recebem alimentação. E Natura também estará presente no local como apoiadora e com a doação de hidratante e sabonete de Ekos Andiroba que restaura e protege a pele.
Ativações proprietárias
Em continuidade às celebrações do Círio, a marca apresenta também ativações proprietárias em espaços estratégicos de Belém, no Shopping Boulevard, de 4 a 6 e 11 a 13 de outubro, e Manaus, no Manauara Shopping, de 25 a 27 de outubro e 1º a 3 de novembro, promovendo experiências, experimentação de produtos e distribuição de amostras de Ekos Ryos.
Sobre a Natura
Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosmética. Conta com 2 milhões de consultoras na América Latina, sendo líder no setor de venda direta no Brasil. Faz parte de Natura &Co, resultado da combinação entre as marcas Avon e Natura. A Natura foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação de empresa B no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. É também a primeira empresa brasileira a conquistar o selo “The Leaping Bunny”, concedido pela organização de proteção animal Cruelty Free International, em 2018, que atesta o compromisso da empresa com a não realização de testes em animais de seus produtos ou ingredientes. Com operações na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México, Peru e Malásia, os produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as Consultoras, por meio do e-commerce, app Natura, nas lojas próprias ou nas franquias “Aqui tem Natura”. Para mais informações, visite www.natura.com.br ou acesse os perfis da empresa nas redes sociais: LinkedIn, Facebook e Instagram.
Por: Thainá Dias
Fonte: Portal Santarém