O Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS) recebeu, nesta quarta-feira (24), uma ação do CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) / SAE (Serviço de Atenção Especializada) Santarém. Na ocasião, foram atendidas 95 pessoas e realizados 380 testes rápidos: 95 para HIV, 95 para sífilis, 95 para HBsAg (hepatite B) e 95 para HCV (hepatite C).
Durante a ação, a Divisão Técnica da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) aplicou 6 doses de tríplice viral, 2 de febre amarela, 7 de DT, 5 de hepatite B e 7 de influenza. Também houve distribuição de insumos: 1.296 preservativos masculinos, 35 femininos e 200 unidades de gel lubrificante.
“Neste Julho Amarelo, mês dedicado à conscientização e prevenção das hepatites virais, nós intensificamos essas ações. A gente faz essas descentralizações de atendimento exatamente para ampliar o acesso. Nem todo mundo consegue ir até o CTA/SAE, então chegamos onde as pessoas já estão, como o hospital, levando informação, testagem e encaminhamento quando necessário”, afirmou Ana Lúcia, coordenadora do CTA/SAE Santarém.
Para o diretor do HMS, Risonilson Abreu, integrar ações preventivas ao cotidiano da unidade é uma necessidade. “Muitas vezes o paciente vem por outro motivo e encontra aqui a oportunidade de atualizar o cartão de vacina ou checar o status sorológico. Prevenir custa menos para o sistema e evita sofrimento para as famílias”, disse.
O seu Francinaldo dos Santos, morador de Itaituba, acompanhava o irmão em atendimento e aproveitou o serviço. “Enquanto esperava, fiz todos os testes rápidos e saí orientado. Gostei da iniciativa dentro do hospital”.
O CTA/SAE atende por demanda espontânea, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, na Av. Barão do Rio Branco, 860, bairro Santa Clara.
Por: Ândria Almeida/Ascom-HMS e Upa
Fonte: Portal Santarém