O Hospital Municipal Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS) passou a contar, a partir desta segunda-feira (29), com o reforço do primeiro profissional encaminhado a Santarém pelo Programa Mais Médicos Especialistas (PMM-E), do Ministério da Saúde. Trata-se do médico cirurgião Felipe Almeida, que já iniciou suas atividades na unidade hospitalar.
A recepção foi realizada no auditório do HMS, com a presença do prefeito de Santarém, José Maria Tapajós, do vice-prefeito Carlos Eduardo Cardoso Martins, do secretário municipal de Saúde, Dr. Everaldo Martins, da secretária adjunta de Saúde, Irlaine Figueira, do diretor clínico, Dr. Vinícius Savino, do diretor administrativo, Alexandre Ribas, do diretor-geral, Risonilson Abreu, além de gestores e profissionais do hospital.
“É um momento muito importante para Santarém. Estamos fortalecendo o nosso hospital com mais especialistas, garantindo mais resolutividade e ampliando o atendimento à população”, destacou o prefeito.
Conforme prevê o programa, o médico terá vínculo de 12 meses com o município, cumprindo 16 horas semanais de atividades assistenciais — integradas à rotina e escalas do hospital — e 4 horas semanais destinadas ao aprimoramento profissional.
Na semana passada, uma equipe técnica do Ministério da Saúde esteve em Santarém para alinhar a implementação do PMM-E. A referência regionalizada do programa no Pará, Layse Viana Figueiredo Garcia, explicou que, neste primeiro momento, apenas um especialista foi designado, mas o município já aderiu a outras áreas prioritárias.
“Esse primeiro médico especialista já foi contemplado para Santarém e inicia agora suas atividades. Mas a perspectiva é de que, em próximos editais, outros profissionais possam ser incorporados, conforme as demandas apresentadas pelo município. O programa busca fixar especialistas em hospitais estratégicos, onde a população mais precisa”, afirmou.
A escolha da especialidade cirúrgica reflete a realidade do HMS, onde os procedimentos operatórios são considerados o carro-chefe da instituição. De janeiro a agosto de 2024, foram realizadas 2.437 cirurgias. No mesmo período de 2025, o número saltou para 4.509, representando um crescimento de 85% — um aumento absoluto de 2.072 intervenções. Entre as especialidades que mais demandam o centro cirúrgico, a ortopedia se mantém à frente, impulsionada principalmente pelos traumas decorrentes de acidentes de trânsito, seguida da obstetrícia. Esse cenário explica por que a cirurgia foi a primeira área contemplada pelo Programa Mais Médicos Especialistas em Santarém, resultado de estudos técnicos do Ministério da Saúde sobre a realidade local.
O diretor clínico do HMS, Dr. Vinícius Savino, reforçou a importância do momento.
“As cirurgias são o carro-chefe do hospital e refletem nossa responsabilidade como referência regional. A chegada desse novo especialista permitirá distribuir melhor a carga de trabalho, dar agilidade aos procedimentos e aumentar a resolutividade, reduzindo o tempo de espera”, destacou.
O Programa Mais Médicos Especialistas foi lançado pelo Governo Federal com o objetivo de ampliar a oferta de profissionais em hospitais de média e alta complexidade do Sistema Único de Saúde (SUS). Com a chegada do primeiro médico especialista, o HMS fortalece sua capacidade de resposta.
“Esse reforço contribui para reduzir filas, agilizar procedimentos e garantir a continuidade de um atendimento de qualidade para os pacientes.”, finalizou o secretário de Saúde, Dr. Everaldo Martins.
Por: Ândria Almeida/Ascom-HMS e Upas
Com informações da Agência Santarém de Notícias