A universitária Jandria Neves, que desde 2022 trabalha como cuidadora de idosos, iniciou na quarta-feira (10) um curso no Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna (HRBA), em Santarém, oeste do Pará, com o objetivo de buscar mais qualificação. “É uma oportunidade para aprimorar os conhecimentos técnicos. Achei muito interessante este primeiro dia. Tem muita coisa que precisamos lembrar, e acabamos esquecendo no dia a dia. Com certeza traz benefícios para mim e também melhora a qualidade de vida do idoso que é atendido”, disse Jandria.
Participantes do Curso de Cuidador de Idoso. Foto: Gustavo Campos/Ascom HRBA
Referência em média e alta complexidade para cerca de 1,4 milhão de pessoas, residentes em 29 municípios do oeste paraense, o HRBA iniciou as atividades da primeira turma do Curso Teórico e Prático de Cuidador de Idosos. As aulas são ministradas por profissionais do Hospital até o próximo dia 13 (sábado), gratuitamente.
“Queremos oferecer à sociedade conhecimento, capacitação e educação, levando essa informação para pessoas que não têm condições de custear um curso assim. Nossos colaboradores são totalmente preparados, através das vivências e das certificações, para repassar esses conhecimentos aos nossos alunos”, destacou a gerente Assistencial do HRBA, Monica Bianca Barros.
Profissão – Segundo as Projeções de População do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2000 para 2023, a proporção de idosos (pessoas com 60 anos ou mais) na população brasileira quase duplicou, subindo de 8,7% para 15,6%. Em números absolutos, o total de idosos passou de 15,2 milhões para 33 milhões, no período. Ainda de acordo com o estudo, em 2070 cerca de 37,8% dos habitantes do País serão idosos, o que corresponderá a 75,3 milhões de pessoas com 60 anos ou mais.
O profissional que cuida de idosos vem ganhando espaço na sociedade. Doriedson Estevão de Sousa, 55 anos, atua nessa área há seis anos, e também aprovou a realização do curso no Hospital Regional. “É sempre importante renovar os conhecimentos. Faz diferença para mim, para o idoso e para os familiares. O primeiro dia foi maravilhoso, só veio reforçar o que eu já trabalho. Vai ajudar no meu trabalho, e também vou repassar este conhecimento para outras pessoas”, ressaltou.

Qualificação profissional é oferecida gratuitamente
Programação – No primeiro dia, as aulas abordaram fisiologia do idoso; estado nutricional e dietoterapia, e cuidado quanto ao uso de medicamentos. A partir desta quinta-feira (11), os participantes receberão aulas mais práticas relacionadas ao dia a dia.
Curso é realizado no auditório da Unidade. Foto: Gustavo Campos/Ascom HRBA
O curso terá carga horária de 40 horas e, ao final do evento, os alunos receberão um certificado de participação. O projeto é desenvolvido pelo Instituto Social Mais Saúde, que administra o Hospital Regional do Baixo Amazonas, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
“Nosso objetivo é não só capacitar a forma assistencial de trabalho desses profissionais com os idosos, mas também auxilia-los na abordagem, que vai desde a higiene, alimentação e até mesmo a humanização e o psicossocial dessa função. Além de já estarmos inseridos na sociedade local, e até nacional, como uma unidade referência em assistência de alta complexidade, também cumprimos nossa missão com esses processos de formação. Ficamos muito felizes e esperamos que seja a primeira turma de muitas”, concluiu o diretor-geral do HRBA, Matheus Coutinho.
Esta é a primeira edição do curso. Foto: Gustavo Campos/Ascom HRBA
Serviço: O HRBA presta serviço de média e alta complexidade 100% referenciado, atendendo à demanda originária da Central de Regulação do Estado. A unidade funciona na Avenida Sérgio Henn, nº 1100, no Bairro Diamantino, em Santarém.
Por Gustavo Campos (SECOM)
Com informações da Agência Pará