Nos últimos dez anos, o município de Aveiro, no Pará, conseguiu, através da Regulação, apenas 5 vagas para procedimentos oftalmológicos pelo SUS. Em 2025, já foram realizadas 5 cirurgias – e, com essa ação, o número salta para 53, um avanço de mais de 50 anos em atendimento.
O secretário de Saúde de Aveiro, Hiroito Tabajara disse estar feliz e agradecido a Deus por esta ação que transforma a vida de quem mais precisa.
“Agradeço ao prefeito Gerdal Diniz, que garantiu o transporte, alimentação e toda a estrutura para os pacientes; ao governador Helder Barbalho, pelo apoio essencial; e à Associação Lar São Francisco, representada por Dom Bernardo, frei Ezequiel, frei João Paul e a administradora Rose Nobre, que tornaram este sonho realidade”, disse Tabajara.
Hiroito Tabajara destaca o papel fundamental do frei Afonso, ex-coordenador do Barco Hospital Papa Francisco e idealizador do centro oftalmológico em Juruti e que hoje está na Tanzânia, África. “Foi ele quem plantou em mim a semente de que uma ação dessa magnitude era possível”, informou o Secretário de Saúde de Aveiro.
Hiroito Tabajara também agradece ao frei Ezequiel, que deu continuidade a esse trabalho e ajudou a concretizar esse projeto. “Essa vitória é também deles”, finalizou.
Com info0rmações de Hiroito Tabajara
Fonte: Portal Santarém