A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), ampliou as equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e da Unidade Básica de Saúde (UBS) 24h de Alter do Chão entre os dias 18 e 22 de setembro. O reforço tem o objetivo de garantir assistência imediata ao público que vai prestigiar a Festa do Sairé, fortalecendo a estrutura de saúde durante o evento.
O Samu terá incremento no número de equipes plantonistas em Santarém e em Alter do Chão, com foco especial no período noturno, quando a programação se concentra na Praça do Sairé.
Segundo o coordenador do Samu, enfermeiro Júlio Laurido, na área urbana de Santarém estarão disponíveis duas ambulâncias e duas motolâncias. Já em Alter do Chão, serão três ambulâncias — incluindo uma Unidade de Suporte Avançado (USA) e uma Unidade Básica — além do apoio da ambulância da UBS 24h.
“Esse planejamento foi pensado para evitar que alguma área fique descoberta. Tanto na Praça do Sairé quanto no Lago dos Botos haverá médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem para dar suporte aos atendimentos”, destacou Laurido.
Ele explicou ainda que os pacientes serão inicialmente encaminhados à UBS 24h de Alter do Chão, recentemente reformada. Nos casos mais graves, haverá integração com as equipes de Santarém para transferência ao Pronto Socorro Municipal ou à UPA 24h, com remanejamento do paciente entre veículos para agilizar o atendimento.
A secretária municipal adjunta de Saúde, Irlaine Figueira, reforçou que todo o planejamento foi estruturado para garantir segurança à população.
“O Samu, junto com a equipe da UBS 24h de Alter do Chão, assegurará que todas as pessoas que precisarem de atendimento durante os cinco dias recebam assistência de qualidade. A unidade funcionará de forma ininterrupta, com um médico por plantão, dois enfermeiros e três técnicos de enfermagem”, afirmou.
Para a concepção, desenvolvimento e execução dos projetos artísticos “Essência Borari”, do Boto Tucuxi, e “Catraia – Encantaria do Atravessar”, do Boto Rosa, assim como do Rito Tradicional “Sairé 2025 – Cecuiara da Tradição”, contam com o apoio de parceiros públicos e privados por meio de projetos incentivados pela Lei Rouanet, do Governo Federal, via Ministério da Cultura. Contam ainda com o patrocínio do Ministério do Turismo, Sesc, Equatorial Energia, Banpará, Amstel, Coca-Cola, Vivo, Caixa, Companhia Docas do Pará e Avante Atacadista. Agência oficial: Maná Produções. Apoio: Secretaria de Estado de Cultura do Pará, Assessoria Cultural, Borari Produções. Realização: Prefeitura de Santarém, em acordo de cooperação com o Ministério do Turismo, Sesc, Senac, Governo do Pará, Fundação Cultural do Estado do Pará e Semear – Programa Estadual de Incentivo à Cultura.
Por: Leandro Sávio Dias/Ascom-Semsa
Fonte: Portal Santarém