A última expedição do ano de 2025 no município de Óbidos do barco hospital Papa Francisco iniciou no dia 5 de dezembro e vai encerrar na próxima quarta-feira (10), beneficiando moradores de 18 comunidades da área de várzea, com a oferta de atendimento ambulatorial, consultas médicas, realização de exames e cirurgias eletivas encaminhadas pelo setor de Tratamento Fora de Domicílio (TFD).

A atuação dos profissionais do barco hospital contou com o trabalho essencial de uma equipe composta por 17 pessoas entre servidores da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e voluntários, atuando na triagem e acolhimento dos pacientes, observação pós-operatório e suporte por meio do Centro de Material de Esterilização, responsável por esterilizar, embalar, armazenar e distribuir materiais médico-hospitalares.

A logística enviada pelo Governo Municipal para as comunidades onde o Papa Francisco fez paradas para atender os ribeirinhos contou com o auxílio da Unidade Básica Fluvial Felinto Bentes Marinho, para onde foram enviados os pacientes que passaram por cirurgia médica e permaneceram em observação.
A coordenadora da UBS fluvial, Gracilene Rocha, explica que a equipe da Semsa planejou os atendimentos em conjunto com a coordenação geral da expedição, levando em consideração a realidade de cada comunidade e o número de pacientes que receberam atendimento.

“É feita a triagem e depois os pacientes são encaminhados para o barco hospital para receber os atendimentos, desde as consultas, passando pelos exames até as cirurgias. No caso dos operados, eles saiam do Papa Francisco e eram encaminhados para o pós-operatório aqui na nossa UBS fluvial, onde nós recebemos esse paciente que ficava em observação durante toda a noite e recebia alta na manhã seguinte.”
A secretaria de saúde também disponibilizou a “ambulancha” para transportar os pacientes operados que precisaram retornar para a cidade, garantindo o cuidado necessário durante a travessia da margem direita para a margem esquerda do Rio Amazonas.

A equipe da Secretaria de Saúde foi formada por um médico – que realizou atendimentos apenas no dia 8 de dezembro –, 3 enfermeiros, 5 técnicos de enfermagem voluntários de um curso técnico particular, 4 tripulantes da UBS fluvial e uma agente de serviços gerais (ASG).

130ª expedição
O hospital flutuante gerido pela Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus ofertou consultas médicas (clínica geral), consultas oftalmológicas, odontológicas e com especialistas nas áreas de pediatria e cardiologia, além de avaliações cirúrgicas e cirurgias eletivas.
Também foram realizados exames laboratoriais de rotina, raio-X, ultrassonografia, eletrocardiograma e mamografia.
Os números gerais dos atendimentos realizados nos 6 dias de expedição serão divulgados em breve pela entidade responsável pela administração do barco hospital Papa Francisco.
Por: Érique Figueirêdo/ ASCOM-PMO Fotos: Odirlei Santos/ ASCOM-PMO
Fonte: Portal Santarém