Entrar
  • U.S.
  • International
  • Canada
  • Espau00f1ola
Portal de Santarém
Santarém (PA), quarta-feira, 29 de outubro de 2025 - 19:32
  • HOME
  • OPINIÃO
  • CULTURA
  • DIA A DIA
  • ECONOMIA
  • JUSTIÇA
  • LEGISLATIVOS
  • PODER
  • PREFEITURAS
  • RELIGIÃO
  • SAÚDE
Lendo: PARQUES AMBIENTAIS PRESERVAM A BIODIVERSIDADE E IMPULSIONAM O TURISMO SUSTENTÁVEL NO PARÁ
Compartilhar
Portal de SantarémPortal de Santarém
Font ResizerAa
  • Travel
Search
  • Home
    • Home 1
    • Home 2
    • Home 3
    • Home 4
    • Home 5
  • Categories
    • Travel
  • Bookmarks
  • More Foxiz
    • Sitemap
Você tem uma conta? Entrar
Seguir
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal de Santarém > Blog > TURISMO > PARQUES AMBIENTAIS PRESERVAM A BIODIVERSIDADE E IMPULSIONAM O TURISMO SUSTENTÁVEL NO PARÁ
TURISMO

PARQUES AMBIENTAIS PRESERVAM A BIODIVERSIDADE E IMPULSIONAM O TURISMO SUSTENTÁVEL NO PARÁ

Jeferson Miranda
Última atualização: 4 de setembro de 2025 10:44
Jeferson Miranda
Compartilhar
Nesta sexta-feira (5), é celebrado o Dia da Amazônia. Os Parques Ambientais representam o compromisso do Governo do Estado com a preservação deste importante bioma
Compartilhar

Os municípios de Belém, Afuá, Monte Alegre, São Geraldo do Araguaia e Almeirim contemplam Parques Ambientais, mantidos pelo Governo do Estado, que preservam a biodiversidade e impulsionam o turismo sustentável no Pará. Nesta sexta-feira (5), é comemorado o Dia da Amazônia, que é celebrada no dia a dia de funcionamento desses espaços, essenciais para o lazer e para a educação ambiental.

Os parques são Unidades de Conservação (UC) de proteção integral dos ecossistemas existentes, por isso não são permitidas moradias no interior dessas áreas. No entanto, ao redor dos parques, vivem diversas comunidades tradicionais, como ribeirinhos, indígenas e quilombolas, que possuem uma relação histórica e cultural com o território.

BELÉM – Apenas no primeiro semestre de 2025, mais de 320 mil pessoas visitaram o Parque Estadual do Utinga – “Camillo Vianna”, em Belém. A Unidade de Conservação, gerida pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), em parceria com a Organização Social Pará 2000, oferece experiências de lazer, como trilhas ecológicas, esportes radicais, mirantes de contemplação, cafeterias e áreas de convivência.

 

Em preparação para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em Belém, no mês de novembro, o Ideflor-Bio amplia os investimentos no Parque, com a construção de um novo Centro de Apoio aos Visitantes, com museu, auditório, cafés e áreas administrativas, além da manutenção de trilhas, instalação de nova sinalização e pontos de hidratação e contemplação.

MARAJÓ – O Parque Estadual do Charapucu, no Município de Afuá, é caracterizado por um ecossistema de vegetação de várzeas e igapós, preservados, com áreas nunca exploradas e apresenta características peculiares da Amazônia. A UC busca a preservação dos ecossistemas naturais e da beleza paisagística, a realização de pesquisas científicas, o desenvolvimento do turismo ecológico e da educação ambiental no Arquipélago do Marajó.

BAIXO AMAZONAS – O Parque Estadual de Monte Alegre é reconhecido mundialmente pelo “2022 World Monuments Watch”, um programa internacional que reconhece patrimônios culturais em todo o mundo. O parque possui pinturas rupestres e biodiversidade, que são estudadas há décadas, contribuindo para o entendimento da história pré-colombiana na Amazônia.

CARAJÁS – Situado apenas a 20 km da área urbana de São Geraldo do Araguaia, na região sudeste do Estado, o Parque Estadual da Serra dos Martírios/Andorinhas tem localização privilegiada na zona de transição entre os biomas Amazônia e Cerrado. Umas das principais características do espaço são as mais de 30 cachoeiras catalogadas.

ALMEIRIM – O Parque Estadual das Árvores Gigantes da Amazônia, na Floresta Estadual de Paru, em Almeirim, foi criado para proteger a maior árvore da América Latina e uma das maiores do mundo, um angelim-vermelho (Dinizia excelsa) de 88,5 metros de altura. O anúncio da criação do espaço foi feito em 2024 pelo governador Helder Barbalho.

“A criação e gestão desses parques refletem nosso compromisso com a preservação ambiental e o respeito às comunidades tradicionais. O Parque das Árvores Gigantes simboliza um novo capítulo na proteção da nossa biodiversidade, que só será possível com a participação efetiva da sociedade e o trabalho integrado entre poder público e moradores locais”, ressalta Nilson Pinto, presidente do Ideflor-Bio.

Por Giovanna Abreu (SECOM)

Com informações da Agência Pará

Subscribe to Our Newsletter
Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
Compartilhar este artigo
Twitter E-mail Copiar link Imprimir
Artigo anterior SECULT REÚNE CONSELHO E ARTISTAS PARA DISCUTIR POLÍTICA NACIONAL ALDIR BLANC, EM MOJUÍ DOS CAMPOS
Próximo artigo UBS DIAMANTINO RECEBE AÇÕES DO “SETEMBRO AMARELO” COM LANÇAMENTO DE PROJETO VOLTADO À VALORIZAÇÃO DA VIDA
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Editor's Pick

Top Writers

Oponion

Boto Tucuxi é o campeão do Sairé de Alter do Chão de 2024

Em apuração acirrada na tarde desta segunda-feira, 23, no Sairódromo,…

23 de setembro de 2024

Achamos que você também vai gostar

TURISMO

Governo do Pará e Airbnb lançam rota turística valorizando atrações do Estado

O governador do Pará, Helder Barbalho, e a diretora-geral do Airbnb na América do Sul, Fiamma Zarife, lançaram nesta quarta-feira…

7 minutos de leitura
TURISMO

Seca extrema afeta cotidiano de trabalhadores e moradores de Alter do Chão (PA)

Pelo segundo ano consecutivo, trabalhadores e moradores da Vila Balneária de Alter do Chão, distante 37 quilômetros de Santarém, no…

2 minutos de leitura
TURISMO

ALTER DO CHÃO SEDIARÁ FÓRUM MUNDIAL DO TURISMO GASTRONÔMICO EM 2026

O Ministério do Turismo anunciou no sábado (20), durante o Sairé, que Alter do Chão, em Santarém (PA), será a…

3 minutos de leitura
TURISMO

JACAREACANGA PERMANECE NO MAPA DO TURISMO BRASILEIRO

A Prefeitura Municipal de Jacareacanga, sob a atual gestão do prefeito Valdo do Posto (MDB), por meio do trabalho da…

2 minutos de leitura
Portal de Santarém

News

  • Advertise

Technology

  • Innovate
  • Gadget
  • PC hardware
  • Review
  • Software

Health

  • Medicine
  • Children
  • Coronavirus
  • Nutrition
  • Disease

Culture

  • Stars
  • Screen
  • Culture
  • Media
  • Videos

More

  • Travel

Subscribe

  • Página inicial
  • Fale Conosco
  • Termos e condições
  • Política de Privacidade
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
© Portal Santarém Notícias. Portal Santarém. Todos Direitos Reservados.
Bem vindo de volta!

Entre na sua conta

Esqueceu sua senha