Na sessão desta terça-feira, dia 09 de setembro, a Câmara Municipal de Itaituba homenageou três pilotos que atuaram em Itaituba e que continuam atuando. A MOÇÃO DE APLAUSO foi apresentado pelo vereador Peninha ao Comandante ARTHUR LUIZ DO COUTO, RAIMUNDO EDVALDO DE PAIVA MACEDO SOBRINHO e JIM CLARK D’ANGELO MACEDO ARAÚJO.
HISTÓRIA DE CADA UM:
Comandante Arthur recebendo homenagem do vereador Peninha
ARTHUR LUIZ DO COUTO, 67 anos, começou sua atuação na viação em 1979. Aqui ARTHUR voou aeronaves Douglas DC3 e Viegas “JAU”. Depois passou pelas empresas aéreas icônicas da Cidade de Pepita, Zé Arara, Zezão do Abacaxi, Truth, Goiano, Pena e ‘Gold. Em Santarém trabalhou pela empresa TAIL, e depois da Sete Linhas Aéreas. Comandante ARTHU é especialista em CARAVAN, NAVAJO, BARON, CARAJÁ e BANDEIRANTE.
Dona Izabel recebeu Moção em nome do seu filho piloto Edvaldo
RAIMUNDO EDVALDO DE PAIVA MACEDO SOBRINHO: é Filho de Alcebíades de Paiva Macedo (In MEMORIAM) e IZABEL FERNNANDES DA SILVA, família tradicional de Itaituba. MACEDO, com 44 anos de idade, está voando atualmente na AZUL LINHAS AÉREAS, onde começou como copiloto de ART 42/72 e em 2010 foi promovido a piloto. Em 2014 foi elevado a frota EMBRARER 190/195 (TURBINA) e em 2021 foi ascendido a FROTA AIRBUS 320/321. As rotas que hoje EDVALDO faz são Norte a Sul do Brasil, Mercosul e Flórida, nos Estados Unidos. Em breve estará migrando para a frota AIRBUS 330, que terá como destinos Estados Unidos, Portugal e França.
Antonilson recebeu a Moção em nome do seu sobrinho, piloto Jim Clark
JIM CLARK D’ANGELO MACEDO ARAÚJO, filho e neto de uma família tradicional neste município, a família MACEDO. Seu Wilson Macedo e Dona Antônia D’Angelo, tiveram quatro filhos, entre eles WILL D’ANGELO, mãe do jovem JIM CLARK D’ANGELO. É natural de Itaituba, casado, hoje tem três filhos e tem se destacado como piloto de linha aérea pela FAA-Federação Aviation Administration-Estados Unidos. Com determinação acentuada, o jovem tornou-se o primeiro piloto itaitubense a conseguir a licença de PILOTO DE LINHA AÉREA AMERICANA, o ATP/FAA, que é o último nível para a aviação civil, com PLA no Brasil. Hoje JI, tem 33 anos e começou a voar em 2008. Uma demonstração de talento do jovem piloto ocorreu em 12 de junho deste ano, em Sorocaba. O trem de pouso (bequilha) do bimotor Aero Commander não estava baixando e o jovem piloto fez um pouso espetacular, evitando maiores danos na aeronave como salvando a vida dos ocupantes.
A entrega da Moção foi feita pelo próprio vereador Peninha ao comandante Arthur que esteve presente na sessão e à mãe do piloto Edivaldo, Izabel e ao tio de Jim Clark, Antonilson D’Angelo.
Fonte: Portal Santarém