Para promover a conscientização de estudantes de escolas públicas de 10 a 14 anos, o Projeto Pipas desembarca em Santarém. A iniciativa oferece atividades educativas e interativas, incentivando o aprendizado lúdico sobre a prática segura de soltar pipas. Nesta semana, o projeto visita três escolas no município e mais três em Itaituba.
A programação inclui atividades voltadas para a conscientização sobre os riscos de empinar pipas próximas à rede elétrica, como teatro de bonecos e jogos de perguntas sobre segurança e gincanas que estimulam o aprendizado de forma divertida, com distribuição de brindes aos participantes. Além disso, haverá a entrega de gibis que narram as aventuras da “Turma do Geral”, um grupo de personagens que ensina sobre práticas seguras ao empinar pipas.
Liane Gaby, presidente do Instituto Cultural Amazônia do Amanhã, ressalta a importância da expansão do projeto: “Nosso objetivo é alcançar um número ainda maior de jovens e transmitir essa mensagem de segurança de forma divertida e educativa. Com o teatro de bonecos e novas histórias, queremos reforçar que empinar pipas pode ser uma brincadeira segura quando feita com responsabilidade”.
O Projeto Pipas é patrocinado pela Equatorial Pará e realizado pelo Instituto Cultural Amazônia do Amanhã (ICAA), por meio da Lei Semear, do governo do Estado do Pará.
Segurança
De acordo com a Equatorial Pará, de janeiro a junho de 2024, foram geradas 2.431 ocorrências de falta de energia em todo o estado por conta de pipas na fiação. Mesmo com uma redução de 24% em comparação ao mesmo período do ano passado, quando ocorrem 3.200 chamados, os dados ainda preocupam a distribuidora de energia.
Cronograma
Santarém
21 de outubro de 2024 – 9h às 11h
EEF Padre Manoel Albuquerque
Endereço: Av. Dom Frederico Costa, S/N – Santíssimo
15h AS 17h
EMEF Fluminense
Endereço: Av. Presidente Vargas, 1817 Prainha
22 de outubro de 2024
9h às 11h
Escola de Educação Infantil de Ensino Fundamental Brigadeiro Eduardo Gomes
Endereço: Av. Frei Vicente, 1854 – Aeroporto Velho
Por: Assessoria de Imprensa
Fonte: Portal Santarém