Todos sabem que a eleição de 2028 terá forte influência do resultado da eleição 2026, no entanto, em Juruti, o tabuleiro com os possíveis nomes para encabeçarem as chapas majoritária já começam.
Juruti politicamente adota um diferencial de outros municípios, pelo fato das eleições nos últimos anos serem polarizadas entre os partidos PT e MDB, em 2012 o Partido dos Trabalhadores não lançou o candidato majoritário, mas apoiou e elegeu o candidato Marco Aurélio PSD, já em 2016 foi a vez do MDB abdicar de lançar o majoritário, apoiando o PSD, mas não obteve sucesso no pleito.
Em 2020 e 2024, MDB e PT se enfrentaram com duas vitórias acachapante do MDB sobre o adversário.
Para 2028, começam a surgir especulações dos prováveis nomes para a disputa. Pelo lado governista, dizem os mais próximos do governo que por merecimento deveria ser o candidato, o vice-prefeito Fladimir Andrade (PSD), seis vezes vereador é atualmente reeleito vice-prefeito, porém, o vereador Peruano (MDB), quatro vezes vereador, é notório que é o preferido da prefeita Lucídia Batista; outro nome que corre por fora podendo ser o representante majoritário do grupo governista, é o vereador Toró (MDB), cinco vezes vereador, liderança consolidada no município.
Já pela oposição, o nome do ex-prefeito Henrique Costa (PT) ainda soa como o protagonista para esse desafio. Ele já exerceu os cargos; uma vez vereador e três vezes prefeito do município. Na esteira de nomes, o vereador Rogério Costa (PT), duas vezes vereador, também é um dos pretendentes da vaga para disputar a Prefeitura em 2028; outro nome cogitado é do vereador Carlos Alberto (UB), quatro vezes vereador e forte aliado do PT desde 2017, também é um nome forte para representar o grupo.
Com relação aos candidatos que surgem como terceira via, o último a vencer as eleições foi em 1992, com então prefeito Parazinho, ou seja, fazem 32 anos que nenhum grupo fora dos dois polos vence, porém, uma surpresa vinda de Oriximiná pode mudar esse cenário em Juruti em 2028. Aguardamos.
Fonte: Portal Santarém