A confirmação do falecimento do Papa Francisco, por volta de 7h35, desta segunda-feira, 21, no Vaticano, deixou enlutados cristãos católicos em diferentes continentes, países e cidades do planeta terra.
Jorge Mario Bergoglio morreu por AVC e insuficiência cardíaca, aos 88 anos, segundo o Vaticano. Durante os 12 anos de pontificado, Francisco se caracterizou pelo forte engajamento junto aos necessitados, além de uma visão inclusiva do catolicismo no século XXI, principalmente em regiões remotas do planeta.
Na Amazônia, entre os legados deixados pelo jesuíta e latino-americano, estão a criação da Arquidiocese de Santarém, a segunda do Estado do Pará e a construção do Barco Hospital Papa Francisco.
O Hospital, de acordo com a administração, já realizou mais de 500 mil atendimentos médicos para a população ribeirinha do oeste do Pará.
EXPANSÃO DA EVANGELIZAÇÃO
A Arquidiocese de Santarém foi criada pelo Papa Francisco em 6 de novembro de 2019, elevando a Diocese de Santarém à categoria de Arquidiocese e criando a Província Eclesiástica de Santarém. A instalação da Arquidiocese ocorreu em 2 de fevereiro de 2020, com a posse do primeiro arcebispo, Dom Irineu Roman. A Arquidiocese de Santarém abrange sete municípios: Almeirim, Aveiro, Belterra, Mojuí dos Campos, Monte Alegre, Prainha e Santarém.
LEGADO NA SAÚDE PÚBLICA
Idealizado pela Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, o Barco Hospital Papa Francisco na Providência de Deus foi inaugurado oficialmente em 17 de agosto de 2019 na cidade de Belém-PA, sua base está localizada na cidade de Óbidos no Pará, e atende mais de 1000 comunidades ribeirinhas na região amazônica.
O Barco Hospital mede 32 metros de extensão e conta com 20 tripulantes fixos e mais 10 voluntários que se revezam em expedições que duram entre 7 e 10 dias. O hospital flutuante tem uma estrutura moderna com consultórios médicos, odontológicos, centro cirúrgico, sala oftalmológica completa, laboratório de análises, sala de medicação, sala de vacinação e leitos de enfermaria, além de equipamentos para diagnósticos, como raio-X digital, mamografia, eco-cardiograma, ultrassom, eletrocardiograma. Além da atenção básica de saúde à população, as equipes atuam na prevenção e diagnóstico precoce do câncer com a realização de exames e triagem.
Por: Manoel Cardoso
Fonte: Portal Santarém