Durante a abertura da Semana da Pátria, realizada hoje, 01, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), promoveu uma ação de sensibilização ambiental nos desfiles cívicos. O tema deste ano, “Educação Ambiental: por mim, por você, pela vida”, inspirou a exposição montada no hall do Palácio Jarbas Passarinho, que trouxe banners e materiais gráficos sobre queimadas, maus-tratos a animais, descarte de resíduos e poluição sonora.
Organizada pela equipe do Centro Municipal de Educação Ambiental (Ciam), a iniciativa buscou dialogar diretamente com o grande público presente no desfile, entregando folders e dando orientações ambientais. Segundo Miguel Barbosa, chefe da seção de Educação Ambiental do Ciam, a escolha da data não foi por acaso. “Este ano, o tema da Semana da Pátria é exclusivamente ambiental. Aproveitamos o momento para distribuir folders, exibir banners educativos e entregar mudas, estimulando a preservação no quintal, na rua, na cidade. Foi uma ação muito positiva e bem aceita”, afirmou.
Além da mostra, a distribuição de cem mudas de árvores nativas e frutíferas chamou a atenção do público. Entre as espécies entregues estavam ipês roxo e rosa, cupuaçu, ingá, jenipapo, acerola, graviola e maracujá. Para Antônio Lira, chefe do Viveiro Municipal, a ação foi um marco dentro da programação cívica. “Ficamos felizes porque o meio ambiente esteve em evidência. Ao levar mudas para casa, a população garante sombra, ar puro e até frutas para a família. É plantar pensando no futuro”, destacou.
A população presente reforçou a importância da iniciativa. Lucilene da Silva Sousa, presidente da Cooperativa dos Produtores da Agricultura Familiar, elogiou a proposta. “É uma ideia excelente. Trabalhar conscientização ambiental justamente na Semana da Pátria fortalece o sentimento de cidadania. Precisamos de mais floresta em pé, mais arborização e menos queimadas”, comentou.
Para os pais que acompanharam os filhos no desfile, a atividade também teve caráter educativo. Alana Késsia, mãe de um aluno da Escola Catarina Uber, avaliou que o gesto contribui para formar uma nova mentalidade. “É de extrema importância, porque as crianças precisam aprender que o caminho não é a destruição, mas o plantio e a colheita. Essas ações ajudam a mudar o futuro”, disse.
Os desfiles da Semana da Pátria seguem até o dia 07 de setembro em pontos descentralizados por todo o município, com o intuito de engajar a maioria das escolas e instituições.
Por: Cibele Pixinine/Ascom-Semma
Fonte: Portal Santarém