Alenquer, Almerim, Alter do Chão, Monte Alegre, Oeiras, Ourém… Parece que estamos falando sobre cidades famosas aqui do estado do Pará, mas você sabia que essas cidades existem, também, em Portugal? É deste ponto de partida que a artista e pesquisadora Fadia Mufarrej parte para investigar a poética visual e relação entre as cidades homônimas dos dois países.
O resultado desse percurso, o público de Belém poderá conferir nesta quinta-feira, 30/01, na livraria Travessia, com o lançamento do fotolivro “Em tradução: uma narrativa entre os dois lados do Atlântico”. Além do lançamento do livro e noite de autógrafos, a artista ainda participará de um bate-papo realizado no porão da livraria, que contará com a mediação da gestora cultural Isabela Canto, a partir das 18h30. A entrada é gratuita.
A publicação é um desdobramento da dissertação de mestrado da autora, intitulada “Memórias em Trânsito”, realizado na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. No trabalho, Fadia percorreu as cidades de Óbidos, Santarém e Soure, tanto em Portugal quanto no Brasil, buscando traçar uma conexão que vai além do nome, mas envolve uma relação histórica, social e colonial entre dois mundos distantes, mas conectados. “No fotolivro, apresento retratos tanto do lado lusitano, como brasileiro desses lugares. A ideia surge a partir de questionamentos acerca do espaço público, das marcas grafadas e presentes na paisagem urbana de um passado e como ele se comunica e relaciona com o presente”, explica Mufarrej.
Além do livro, o projeto já resultou em uma exposição fotográfica, realizada no Porto (2019) e em Belém/PA (2020).
Por: Assessoria de Imprensa
Fonte: Portal Santarém