A Academia de Letras e Artes de Santarém (ALAS) realizou, na sexta-feira, 13, no Centro Cultural João Fona, em Santarém-PA, uma solenidade festiva para empossar novos sócios efetivos e honorários.
Após a cerimônia, foi exibido o curta-metragem “Eu sou Jussara”, protagonizado pela atriz Odete Costa. Em seguida, ocorreu um tributo ao Rio Tapajós, com uma programação cultural diversificada que incluiu:
– Música com Gonzaga Blantz, Djalma Pereira e outros artistas;
– Apresentação de poesias de Renato Sussuana e Neucivaldo Moreira e;
– Outras manifestações culturais.
O presidente da ALAS, Anselmo Colares, afirmou que essa programação marcou o encerramento das atividades da Academia em 2024. Renato Sussuana confirmou que também encerrava as atividades do Centro Cultural João Fona, que promoveu o evento em parceria com a ALAS.
A seguir uma síntese sobre os novos sócios da Academia de Letras e Artes de Santarém.
Tomaram posse como sócios efetivos:
– Adson Wender de Jesus Sousa Tertulino é Músico instrumentista, produtor cultural, compositor e arranjador. É diretor da filarmônica Municipal Professor José Agostinho.
– Ana Maria Leal de Sousa (Folclorista). É artesã, ceramista, folclorista e mestra da cultura popular de Santarém.
– Edinaldo Reis de Sousa – Gonzaga Blantz é músico, cantor, compositor e poeta nascido em Alenquer-Pará. Possui sete CDs gravados. Gonzaga Blantz é autor do sucesso nacional Curió do Bico Doce.
– Elvis de Sousa Costa, o Mestre Elves, nasceu em Santarém. Sua Família é proveniente do Lago Grande do Curuai. Elves Costa é artesão Ceramista, Professor da Rede pública e Agente Cultural.
Formado em Pedagogia, LP Computação, Cerâmica Tapajônica e possuí Pós-graduação em Administração Educacional.
Recebeu Vários Prêmios na Arte Cerâmica, com o Projeto Réplicas Tapajônicas. Realizou e participou de Exposições. Possui diversas peças espalhadas pelo Brasil e no exterior.
– Jefferson Paiva de Sousa é ceramista, arqueólogo, mestrando no Programa de Pós-graduação em Diversidade Sociocultural no Museu Paraense Emilio Goeldi. Santareno, conhecido por seu trabalho na preservação e revitalização da cerâmica tapajônica. Ele é a terceira geração de uma família de artesãos e tem se dedicado ao trabalho contínuo para preservar e divulgar a cerâmica tapajônica como patrimônio cultural do Pará.
– Max Alexandre dos Santos Moreira nasceu em Santarém. É artista plástico, poeta, sambista e instrumentista. Consultor de empresa na Moreira assessoria e consulta contábil, bacharelado em contabilidade. Exposição de obras no Brasil e no exterior.
Na categoria de sócios honorários:
– Elizângela Eleutério Dezincourt é atriz. Formada em Letras – Português, diretora teatral, Documentarista, Roteirista, Produtora cultural, produtora de cinema e publicidade, com pós graduação e gestão pública no setor Cultural, Psicanalista e ABA, especialista na Elaboração de Projetos Culturais nas leis de incentivo a cultura SEMEAR e Rouanet. Pós. Em 2024 foi homenageada da 34ª Mostra de Teatro de Santarém e do Cine Alter 2024. Freelancer na AD Produções, servidora pública da Secretaria Municipal de Turismo de Santarém – SEMTUR. Está atualmente a frente da Flor de Jambu Produções.
– José de Alencar Godinho Guimarães é filho de agricultores da região do Tapajós. Licenciado em Pedagogia e mestrando em Educação, no Programa de pós graduação em educação, da Universidade Federal do Oeste do Pará (PPGE-UFOPA). Professor das séries iniciais do Ensino Fundamental e Pedagogo. José de Alencar é autor de quarto livros e participante das cinco edições do Movimento Literário Encontro, organizado pelo poeta Neucivaldo Moreira.
– José Ronaldo Dias Campos (Escritor).
– Mestra Maria Odete Simões Costa, nasceu em Parintins – AM, em 25 de abril de 1959, santarena de coração e título, atriz desde a década de 80, membro do Grupo de Teatro Terra Firme, desde a fundação, do Grupo Teatral Kauré e membro fundadora da Associação Cultural dos Artistas, Produtores e Técnicos das Artes Cênicas do Tapajós (ATAS). Tem a vida ligada aos movimentos sociais e políticos, e sempre engajada na luta do movimento cultural santareno.
– Newton Magno Amorim dos Santos (Artes Visuais) é professor e funcionário público Municipal. Filho de José Corrêa dos Santos e Maria do Carmo Braz Gomes de Amorim ( Im Memória). É pesquisador dos movimentos estético cerâmico e das escolas artísticas plásticas em Santarém Pará.
Texto de Ednaldo Rodrigues. Foto: Cecy Oneide Sussuarana.
Fonte: Portal Santarém