Santarém dá início, neste sábado (16), ao “Manas no Audiovisual”, iniciativa aprovada pela Lei Paulo Gustavo do Estado e voltada a mulheres que já atuam no setor e desejam ampliar seu domínio técnico e criativo. Ao longo de quatro fins de semana, até 7 de setembro, 16 alunas participarão de oficinas intensivas realizadas sempre aos sábados e domingos, unindo teoria e prática para impulsionar carreiras e fortalecer a presença feminina no mercado audiovisual.
O curso aborda áreas essenciais da produção cinematográfica, direção cinematográfica, preparação de elenco, produção executiva e direção de fotografia com operação de câmeras profissionais, conduzidas por profissionais experientes, que compartilharão técnicas, referências e vivências de mercado.
A região amazônica ainda enfrenta desafios para se firmar como polo audiovisual, com poucas oportunidades e formação técnica limitada para talentos locais. Nesse cenário, o “Manas no Audiovisual” torna-se estratégico para ampliar o protagonismo da mão de obra da região e fortalecer uma produção cultural diversa e representativa.
Além da qualificação técnica, o projeto busca abrir caminhos para que o cinema amazônico cresça e alcance novos públicos. “Esse projeto vai além da formação, é um movimento de fortalecimento e valorização das mulheres que já estão no audiovisual, mas que muitas vezes encontram barreiras para crescer. Estamos criando oportunidades para que elas ocupem espaços de liderança, contem suas histórias com autonomia e façam a diferença no mercado”, afirma Joyce Viana, idealizadora e coordenadora do projeto.
Para Joyce, a iniciativa também carrega um significado pessoal:
“Proporcionar esse curso em Santarém é uma realização pessoal enorme. Quando me formei, o mundo do audiovisual era quase todo masculino, em uma turma de 20 alunos, apenas 15 eram mulheres. Isso precisa mudar. Essa é uma oportunidade para que elas cresçam e ocupem os espaços que merecem. O que eu puder fazer para ajudá-las, estarei junto.”
Com o “Manas no Audiovisual”, Santarém reafirma seu compromisso com o fortalecimento do talento local, incentivando novas lideranças femininas e garantindo que as histórias da Amazônia sejam contadas por vozes que conhecem suas cores, sons e lutas.
A programação vai de 16 de agosto e terminam dia 07 de setembro com os seguintes módulos:
👉 Módulo I – Direção Cinematográfica _ Ádrio Denner – Com 25 anos de carreira, Ádrio é reconhecido nacional e internacionalmente, com prêmios na fotografia e em projetos audiovisuais espalhados por todo o Brasil.
👉 Módulo II – Preparação de Elenco – Elizangila Dezincourt – Atriz, dramaturga, roteirista, diretora teatral, produtora cultural e documentarista — Elizangila é pura bagagem e vivência artística, com 35 anos de carreira.
👉 Módulo III – Produção Executiva – Joyce Viana – Idealizadora do Manas no Audiovisual, ela vai compartilhar sua experiência em produção executiva com as mulheres selecionadas pro projeto — mostrando como fazer a engrenagem girar, da ideia ao produto final, com estratégia, sensibilidade e visão de território. 👉 Módulo IV – Direção de Fotografia com operação de câmera – Bruno Pelisser – Registra histórias com sensibilidade e olhar técnico e desde 2018 atua na direção de fotografia para o audiovisual institucional e governamental, expandindo sua linguagem estética e técnica.
Por: Natashia Santana
Fonte: Portal Santarém