A Rede Municipal de Ensino de Óbidos, no oeste do Pará, foi certificada na quinta-feira (5) com a categoria “Ouro” do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização do Ministério da Educação (MEC), pelos avanços para qualificar e ampliar as práticas de alfabetização para milhares de alunos dos anos iniciais, em colaboração com o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, do Governo Federal, e com o Programa Alfabetiza Pará, do Governo Estadual.
A iniciativa do MEC reconhece e valoriza os esforços, ao longo do ano, das Secretarias de Educação na alfabetização das crianças brasileiras, a partir da avaliação de critérios como: colaboração entre os entes federativos (estados, municípios e Distrito Federal), institucionalização e implementação da política de alfabetização, implementação das ações de formação de professores e gestores, e distribuição de materiais didáticos complementares de apoio à alfabetização.
Além de conquistar a categoria “Selo Ouro”, após acumular 90 pontos, Óbidos se destacou, alcançando uma das maiores pontuações entre os municípios que integram a jurisdição da Diretoria Regional de Ensino da Seduc (DRE-ÓBIDOS).
“É uma conquista de todos. Para nós, os pontos mais importantes nesse compromisso foram a melhoria dos indicadores da alfabetização, o fortalecimento do ensino e da gestão escolar através de formações e orientações para os nossos profissionais para receber e transmitir o conhecimento. Proporcionamos incentivos, aprimoramentos para termos esse reconhecimento na qualidade educacional em nosso município. A valorização dos profissionais com o pagamento em dia também contribui para adquirirmos o selo de ouro”, comemorou a secretária de Educação de Óbidos, Maria Zilda Bentes.
Zilda Bentes, destacou o empenho de todos os profissionais para os avanços na alfabetização.
Para concorrer, os municípios que aderiram à iniciativa deveriam comprovar as ações realizadas para melhorar a alfabetização durante o ano de 2024, por meio do envio de relatórios produzidos pelas secretarias de Educação.
Mudanças implementadas
A Rede Municipal de Ensino de Óbidos aderiu a diversas mudanças e implementou novas metodologias para qualificar a alfabetização ao longo do ano.
O município aderiu à política de alfabetização em regime de colaboração com o estado e ao Sistema Estadual de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Implementou a distribuição de matérias didáticos de apoio à alfabetização e investiu na formação de professores e gestores educacionais com foco na alfabetização.
A Semed implantou ainda a avaliação periódica do aprendizado na alfabetização, com o monitoramento dos resultados, além de criar o projeto voltado para a reposição da aprendizagem e apoio pedagógico aos estudantes com defasagem de aprendizagem em leitura e escrita.
As unidades de ensino que atuam com anos iniciais ganharam “cantinhos de leitura”, professores que atuam nessas unidades passaram por formação específica, e foram implantados ainda projetos pedagógicos com foco na promoção da leitura literária na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
As desigualdades de desempenho dos alunos nos anos iniciais passaram a ser avaliadas e corrigidas levando em consideração as diversas realidades: cidade, zona rural, indígenas e quilombolas, e entre estudantes de diferentes níveis socioeconômicos.
O prefeito Jaime Silva comemorou a conquista e agradeceu o empenho de todos os profissionais da rede de ensino e as comunidades escolares.
“Agradeço a toda a nossa equipe da SEMED por acreditar que realmente nos elevaríamos a educação no município de Óbidos. Agradeço a diretoria de ensino, as coordenações, diretoria administrativa, logística, aos nossos professores, coordenadores, aos pais, em especial aos nossos alunos. Tudo aconteceu porque houve essa união na rede educacional. Todos se deram as mãos para que nós conseguíssemos esse Selo de Ouro. Esse é um legado que a gestão municipal está deixando para a população obidense”, agradeceu o prefeito Jaime Silva.
Compromisso Nacional Criança Alfabetizada
O CNCA é realizado em regime de colaboração entre a União e os entes federados com objetivo de garantir que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental, conforme previsto na Meta 5 do PNE. O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) busca, ainda, assegurar a recomposição das aprendizagens, com foco na alfabetização de 100% das crianças matriculadas no 3º, 4º e 5º ano, tendo em vista o impacto da pandemia para esse público.
Por: Érique Figueirêdo/ ASCOM-PMO.
Fonte: Portal Santarém