Fundada em 2019, a Yjara Viagens, uma startup de destaque no setor de navegação, tem se consolidado como um dos principais players no mercado de transporte da região amazônica. Sob a liderança de Frederic Silveira e Williams Reis, idealizadores da empresa, a startup nasceu de uma observação clara: a necessidade de digitalizar e integrar os serviços de navegação na região, oferecendo soluções tecnológicas inovadoras tanto para empresas quanto para consumidores finais, é popularmente chamada de O UBER dos rios.
Frederic explica que a Yjara Viagens é mais do que uma simples plataforma de vendas. Ela faz parte de um ecossistema robusto que inclui softwares de gestão e controle voltados para empresas de navegação, operadores portuários e agências de passagens físicas. “O site é a ponta do iceberg”, afirma Frederic, destacando que, nos bastidores, há uma robusta infraestrutura tecnológica e sofisticada utilizada pela empresa.
A startup é mantida pela holding W3 Companhia, que desenvolve aplicações tecnológicas de sua autoria com a utilização das tecnologias mais avançadas do mercado. Esse diferencial, segundo ele, é fundamental para o crescimento acelerado e bem estruturado da Yjara Viagens. “Não licenciamos códigos e aplicações de terceiros, todas as ferramentas e interfaces são próprias, e isso garante maior controle e agilidade no desenvolvimento”, ressalta.
Trajetória e Inovação
Antes de fundar a Yjara Viagens, Frederic e seu sócio, Williams, já tinham experiência em projetos inovadores. Um dos destaques foi o Point do Agito, um portal de entretenimento que alcançou abrangência nacional, sendo reconhecido como uma das 50 microfranquias digitais de fácil implantação.
Com o tempo, os empreendedores amadureceram ideias voltadas à navegação e observaram um mercado com grande potencial. Inicialmente, o projeto da Yjara Viagens surgiu como um sistema para organizar informações de origem, destino e valores de passagens. Percebendo a demanda, decidiram criar uma plataforma que centralizasse essas informações e facilitasse a compra de passagens.
Lançada pouco antes da pandemia, a Yjara Viagens enfrentou desafios significativos com a paralisação do transporte de passageiros. No entanto, a equipe aproveitou o momento para intensificar o desenvolvimento da plataforma. “Foi o período em que mais investimos e aceleramos a inovação”, conta Frederic.
Toda essa estrutura própria de desenvolvimento e evolução constante da plataforma, acabou gerando novos negócios, novas oportunidades, e principalmente novos produtos, tanto para a área da navegação quanto para outros setores, “Hoje além de toda a inovação voltada para o setor náutico, a plataforma é um laboratório de novos produtos e serviços, e isso nos aproximou de grandes Players” destaca o fundador.
Crescimento Estruturado e Perspectivas Futuras
Hoje, a Yara Viagens conta com uma equipe de 14 colaboradores full-time, incluindo desenvolvedores, atendentes e gestores financeiros. Serviços como assessoria jurídica e contábil são terceirizados, garantindo eficiência e controle de custos. A empresa também implementou uma estrutura de gestão setorizada, com departamentos específicos para clientes físicos, corporativos e áreas estratégicas, como inovação e finanças.
Para Frederic, o futuro da navegação na Amazônia é promissor, mas ainda está no início. Ele acredita que a digitalização será fundamental para transformar o setor. “Há muito a ser desenvolvido, mas o entusiasmo de empresas, governos e clientes com a inovação é um indicativo de que estamos no caminho certo”, avalia.
Nos próximos cinco anos, a expectativa é de crescimento sólido e estruturado. A startup, que já registra um impacto significativo no mercado local e regional, visa expandir suas operações e fortalecer sua posição como líder na transformação digital do setor de navegação na Amazônia.
Com desenvolvimento próprio e uma visão estratégica voltada para o futuro, a Yjara Viagens se posiciona como uma empresa que não apenas acompanha as mudanças no mercado, mas também as lidera.
Por: Assessoria de Imprensa
Fonte: Portal Santarém