Com o objetivo de melhorar a iluminação pública, promover a segurança e incentivar o uso consciente de energia, a Equatorial Pará, por meio do Programa de Eficiência Energética (PEE), regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), vai entregar, oficialmente, na próxima semana, a segunda etapa do projeto de eficiência energética em bairros do município de Belterra, localizado no Baixo-Amazonas. A iniciativa substitui 200 luminárias antigas de vapor de sódio e metálico por modelos de LED, de alta eficiência, na estrada Oito, rua Antônio Barra Limpa, rua do Sol, rua Timbó, vila Viveiro I e vila Viveiro II.
O projeto tem o intuito de gerar benefícios diretos e indiretos na qualidade de trabalho e na utilização dos espaços públicos. Além da troca das luminárias, a iniciativa inclui ações de treinamento e capacitação voltadas à comunidade e aos profissionais responsáveis pela manutenção dos espaços públicos. Essas ações visam promover hábitos de uso racional da energia, mitigar desperdícios e contribuir para a preservação do meio ambiente.
Conforme Pricila Hinvait, analista de Eficiência Energética da Equatorial Pará, a substituição por luminárias de LED não apenas proporciona maior eficiência luminosa, mas também oferece durabilidade e menor impacto ambiental. “Essa mudança é parte de um esforço maior de modernização e sustentabilidade, alinhado às metas globais de redução de emissões e uso racional de recursos naturais”, explica Hinvait, reforçando que, “a implementação do projeto reforça o compromisso da Equatorial Pará em promover soluções sustentáveis e eficientes, garantindo uma iluminação pública mais segura, econômica e ambientalmente responsável”.
Orçado em mais de R$ 278 mil, o projeto visa transformar os espaços públicos em ambientes mais seguros, bem iluminados e contribuir com uma melhor qualidade de vida de toda a comunidade local.
Por: Assessoria de Imprensa
Fonte: Portal Santarém