Na manhã desta sexta-feira (13), o vereador Peninha reuniu a imprensa para relatar mais problemas que estão ocorrendo no Hospital Regional do Tapajós, em Itaituba (PA). Segundo o parlamentar, desde o dia 11 último o fluxo de distribuição de água mineral para as UTI, mudou. Na UTI de adultos, será distribuído uma garrafa de 1,5L pela manhã e pela noite pelo SND. Na pediatria serão disponibilizadas duas garrafas pelo dia e uma garrafa pela noite. Na obstetrícia será entregue uma garrafa para cada gestante/puérpera dentro do PPP.
Outra informação revelada pelo edil, é que nas clinicas não haverá alteração com distribuição de água. Serão distribuídos 3 copos de água por paciente e o bebedouro pode ser utilizado caso haja solicitação das refeições que é enviado o copo (desjejum, almoço e jantar)
“Os problemas não se resumem só ao controle do consumo de água”, ressaltou Peninha. “Há falta de material para a realização dos procedimentos, assim como medicamentos. Conforme, tivemos acesso, esta e uma lista do que estão faltando no HRT de Itaituba”, afirmou Peninha.
“É lamentável faltar medicamentos e material, como até luvas cirúrgicas estéril, ataduras gessadas, numa unidade de saúde, que recebe por mês mais de R$ 11.000.000,00 (onze milhões de reais). Ou falta administração, ou estão desviando os recursos repassados para a manutenção do HRT”, disse Peninha.
Outra reclamação que o vereador Peninha recebeu dos funcionários (colaboradores) é da falta do pagamento do complemento do piso salarial da enfermagem. Mostrando documento do repasse do Governo do Estado ao Hospital, já era para o Instituto Mais Saúde, que administra o HRT ter pago. “Segundo a reclamação, os colaboradores não receberam outubro, novembro e até o momento dezembro, o complemento do piso salarial da enfermagem. O Estado repassou no dia 09 de dezembro último R$ 496.792,54 para o HRT de Itaituba, do complemento do Piso Salarial da Enfermagem”, afirmou Peninha.
“Espero, que antes do Natal seja pago o complemento do Piso Salarial da Enfermagem, assim como também providencias sejam tomadas pela administração do Hospital para comprar o material e medicamentos que precisam no Hospital, pois com as festas de final de ano, o movimento naquela Unidade de Saúde vai aumentar e o HRT tem que estar preparado para atender os pacientes”,. concluiu sua entrevista o vereador Peninha.
Fonte: Portal Santarém