A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), realizou na quarta-feira (12), no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Urumari, a Oficina de Salgados, voltada para mães e responsáveis de crianças e adolescentes participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).
A atividade foi ministrada pelo servidor e instrutor do Cras, Clevison Farias da Silva, e contou com a participação de 10 mulheres da comunidade.
Durante a atividade, a participante Liziane Barbosa da Silva, moradora do bairro Jaderlândia, destacou a importância da ação.
“Estou participando da oficina para buscar mais conhecimento, aprender e aproveitar essa oportunidade. Está sendo muito importante, até mesmo para gerar uma renda extra e também preparar um lanche para a família em casa. É um aprendizado que faz bem para a mente e ajuda a distrair. Está sendo muito bom, muito proveitoso”, afirmou.

A oficina proporcionou um momento de aprendizado prático e troca de experiências, com o objetivo de incentivar o empreendedorismo, fortalecer vínculos familiares e comunitários e promover o desenvolvimento de novas habilidades culinárias.
A coordenadora do Cras Urumari, Ingred Aguiar, ressaltou o impacto social dessas iniciativas.
“Essas oficinas têm um papel fundamental, não só por proporcionarem aprendizado e oportunidade de renda, mas também por fortalecerem o vínculo entre as famílias e o Cras, criando um espaço de acolhimento e crescimento coletivo”, destacou.

A secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, reforçou que a ação integra o compromisso da gestão em valorizar o protagonismo das famílias.
“Quando oferecemos atividades como esta, estamos incentivando o empreendedorismo, a autonomia e o fortalecimento dos vínculos familiares. Nosso objetivo é garantir que as famílias atendidas pela assistência social tenham acesso a oportunidades que melhorem sua qualidade de vida e ampliem suas perspectivas”, observou.
Por: Geisa de Oliveira/Ascom-Semtras
Com informações da Agência Santarém
