Símbolo da memória cultural e religiosa de Santarém, a Praça Monsenhor José Gregório, mais conhecida como “Praça da Matriz”, localizada no Centro da Cidade, está recebendo uma grande obra de revitalização executada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap).
A ação atende a uma demanda antiga da população, especialmente dos frequentadores e comerciantes que por muito tempo reivindicavam a recuperação da praça, após anos sem manutenção.

Depois da Praça Rodrigues dos Santos, a Monsenhor José Gregório é a mais antiga de Santarém, construída em meados de 1761. Considerado um dos principais cartões-postais da cidade, o espaço manterá as suas características originais. A obra prevê a recuperação do palco de eventos; recuperação do coreto; recuperação do piso tátil; substituição dos bancos; implantação de lixeiras; melhorias na iluminação; poda de árvores; limpeza e pintura.

O secretário municipal de Agricultura e Pesca, Bruno Costa, destaca a importância da intervenção.
“Estamos acompanhando de perto o início das obras de revitalização deste importante espaço que é histórico e estratégico de nossa cidade. Mais do que uma reforma, a revitalização deste local representa a recuperação de um dos principais cartões-postais de Santarém, trazendo de volta sua beleza, segurança e qualidade de vida para os santarenos, turistas e trabalhadores. Esse é o compromisso da gestão do nosso prefeito Zé Maria Tapajós, transformar os espaços públicos”, disse.

No primeiro estágio da obra, equipes realizam a limpeza geral da área, retirada e recolocação de pavimentação de bloquetes. Paralelamente, servidores da Divisão de Arborização e Praças atuam na poda e tratamento das árvores, preparando o espaço para uma nova fase de uso e conservação.

O local foi isolado para impedir a entrada de pessoas sem autorização, garantindo a segurança dos trabalhadores e de quem estiver na área. A expectativa é que a obra seja concluída em um prazo de um mês.
Atualmente, a Praça é palco de muitos eventos e movimentos, inclusive as “Festividades do Círio de Nossa Senhora da Conceição”. O espaço também abriga os camelôs (vendedores ambulantes) que utilizam o local para comercializar diversos produtos.
Por conta da obra, os vendedores foram remanejados de forma imediata para a Praça da Bandeira. Ambulante há 15 anos na praça, Antônio dos Santos disse que a reforma chega em boa hora.
“Há muito tempo almejamos melhorias nesse espaço. Espero que agora com a reforma tudo mude pra melhor, até porque todos vão ganhar, principalmente nós trabalhadores”, declarou.

Com a conclusão das obras, a praça se consolidará como um ambiente revitalizado, seguro e acolhedor, reforçando sua relevância tanto para o cotidiano dos moradores quanto para a identidade cultural do município.
A atual gestão tem intensificado os investimentos em recuperação das praças públicas, com ações que vão desde a limpeza e jardinagem até reformas completas.
Até o momento, sete praças já foram revitalizadas e entregues a população, sendo: Praça Fortaleza do Tapajós; Praça do Sairé e 7 de Setembro em Alter do Chão; Praça Elias Pinto; Praça do Pescador; Praça Mimi Paixão e Praça do DER.
O cronograma de serviços segue agora na área central. Além da Praça Monsenhor José Gregório, a do Centenário também no momento recebe melhorias. Ao todo, 23 praças estão incluídas no cronograma de revitalização.
Por: Luan Rodrigues/Ascom-Semap
Com informações da Agência Santarém
