Em pronunciamento na sessão de terça-feira (03), na Câmara Municipal de Itaituba, o vereador Peninha disse que algum tempo Itaituba tem sido tomada pela fumaça, que tira a visibilidade e poluindo o meio ambiente, causando grandes problemas para população e colocando em perigo a vida das pessoas. “Mas, surpreendente é a posição de nossas autoridades, Prefeito e Secretário de Meio Ambiente, que até o momento não se manifestaram sobre o assunto”, disse Peninha.
Lembrou o edil, que na sexta-feira passada, devido a fumaça, um avião de pequeno porte, quando tentava pousar em Itaituba, sem a mínima visibilidade, bateu em um dos fios do linhão de Tucuruí, caindo dentro do Rio Tapajós. “Falando deste acidente, ressaltamos que continuamos dependendo de Santarém”, frisou Peninha. “Para fazer as buscas, foi necessário o deslocamento de bombeiros mergulhadores do Corpo de Bombeiro de Santarém para Itaituba, porque aqui no Corpo de Bombeiro não existe bombeiro mergulhador”, alertou o Edil.
“Não é de hoje que a fumaça toma conta da cidade de Itaituba. Esta visibilidade está causando a suspensão dos pousos e decolagem de aeronaves no aeroporto de Itaituba. Assim como também, está colocando em risco a vida de quem navega no Rio Tapajós, porque não enxerga nada na frente na distância de 50 metros”, afirmou o Vereador.
“O que chama a atenção da população é a omissão e o silêncio das autoridades local, como o Prefeito, que já deveria ter procurado apoio do Governo do Estado e do Governo Federal para enfrentar esta situação, causada pelas queimadas. Mas até agora não se manifestou sobre o assunto”, criticou Peninha.
“Em 2022, o município de Itaituba recebeu 10 viaturas (caminhonetes) que estão estacionadas pegando sol e chuva no lado do prédio da antiga Prefeitura Municipal de Itaituba. Estes veículos foram doados ao município de Itaituba, para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Itaituba fiscalizar as questões ambientais do município. Todavia, estão parados há anos. De vez em quando para aquecer o motor, usa um destes carros”, afirmou o edil.
“Em Santarém, a grita é geral, inclusive o prefeito Nélio Aguiar assinou um Decreto o qual decretou Estado de Emergência e tem buscado apoio do Estado para o problema. Inclusive Santarém recebeu 8 caminhões de combate às queimadas, enquanto Itaituba não recebeu nenhum. É preocupante a situação da FUMAÇA em nosso município. Temos que fazer alguma coisa. Hoje, estamos omissos, calados, de braços cruzados”, concluiu o vereador.
Fonte: Portal Santarém