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BELÉM SE PREPARA PARA A COP 30 COM CAPACITAÇÃO DE ANFITRIÕES LOCAIS

Jeferson Miranda
Última atualização: 19/02/2025 07:45
Jeferson Miranda
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Capital do Pará se prepara para receber visitantes de todo o mundo durante a COP 30, promovendo a capacitação de anfitriões locais e garantindo uma experiência positiva para todos os participantes do evento.
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Na tarde de terça-feira (18), o Salão Nobre da Associação Comercial do Pará (ACP) sediou mais um workshop promovido pela plataforma Booking.com, com o objetivo de orientar proprietários de imóveis sobre o cadastro de hospedagens para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que será realizada em Belém, no mês de novembro. O evento foi realizado em parceria com a ACP e Sebrae, apoiado pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur). 

A diretora de Produtos Turísticos da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Alessandra Pamplona, destacou a importância da colaboração entre o governo e a iniciativa privada. “Precisamos nos entender como anfitriões e como vamos receber esses hóspedes. Queria reforçar que essa parceria do governo com a iniciativa privada é muito frutífera”, afirmou. 

A presidente da ACP, Elizabete Grunvald, explicou a relevância da locação por curta temporada para atender à demanda esperada durante o evento: “As coisas já estão acontecendo na cidade. E a locação por curta temporada é uma variável importante para atender a demanda que nós teremos na COP. É importante entender o processo, preço, direitos e obrigações. Se praticarmos preços extorsivos, não é bom pra ninguém, não é bom pra cidade, não é bom pra COP nem para o legado do evento. A precificação precisa ser razoável em qualquer que seja a plataforma. O objetivo aqui é de orientação”, enfatizou. 

Wagner Osti, gerente jurídico e de relações públicas da Booking.com, explicou que a plataforma atua como intermediária entre hóspedes e proprietários, oferecendo suporte em 43 idiomas e atendimento 24 horas por dia. Ele ressaltou que “45% dos parceiros recebem a primeira reserva em uma semana” e que “dois terços dos hóspedes de aluguel de temporada reservam conosco de novo”. Além disso, mencionou que os dados de cartão de crédito são criptografados, garantindo segurança tanto para proprietários quanto para hóspedes. 

Bruno Ferreira, proprietário de um imóvel em Belém, manifestou interesse em cadastrar sua propriedade na plataforma: “Eu vi oferta de treinamento para o uso da Booking.com em uma página da Associação Comercial e fiquei interessado de fato pela oportunidade de investimento, pois nós temos realmente a disponibilidade de alugar nosso imóvel, no Marco, próximo ao Hangar, em uma área central da cidade, que possui uma mobilidade muito fácil e tranquila, pra quem vem pra COP 30 se movimente com tranquilidade e rapidez. Avaliamos como uma proposta interessante. Pretendemos disponibilizar o imóvel, uma grande casa de 1.600m², com estacionamento, jardim, quatro quartos, dois banheiros. Pretendemos também alugar o imóvel disponibilizando um serviço de doméstica, para dar um suporte para as pessoas que venham. A gente quer mesmo receber as pessoas com qualidade. Que seja uma oportunidade de negócio para nós, mas que a gente também receba bem e com qualidade as pessoas que venham à Belém”. 

 

Wagner Osti é o gerente jurídico da Booking.com 

O workshop também abordou questões como o direito de arrependimento de até sete dias após a reserva, conforme o Código de Defesa do Consumidor, e alertou para golpes de phishing, orientando os participantes sobre práticas seguras no ambiente digital. 

A mobilização da população para cadastrar imóveis em plataformas como a Booking.com é essencial para atender à alta demanda por hospedagens durante a COP 30. A ação deixa um legado não apenas para o evento, mas para o turismo local, fortalecendo Belém como destino global. 

“A COP 30 será um momento histórico para Belém, e garantir uma estrutura de hospedagem diversificada e acessível é fundamental para o sucesso do evento. A locação por curta temporada surge como uma alternativa estratégica para complementar a rede hoteleira, permitindo que visitantes tenham mais opções e que a economia local seja fortalecida. Nosso compromisso é orientar os anfitriões para que essa oportunidade se traduza em negócios sustentáveis e em uma experiência de qualidade para quem vem conhecer o Pará”, arremata o secretário de Turismo do Pará, Eduardo Costa. 

Com informações da Agência Pará 

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