A Arena Estadual do Oeste do Pará Professor Djalma Lima, no município de Santarém, vai sediar a Copa Regional de Futsal, no período de 16 de agosto a 21 de setembro, com apoio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel). Sete equipes confirmaram participação no torneio, divididas em duas chaves. A chave “A” conta com Pulguinha Futsal, Aliança Loop, Zenit e Escolinha Tiradentes. No grupo “B” estão os times do NB Futsal, Cruzeiro Borússia e São Sebastião.
“Sabemos o quanto o apoio ao esporte reflete positivamente em diversas áreas da sociedade e no Estado. Nós temos uma estrutura esportiva que tem atraído atletas de diversos municípios paraenses, e ver que a nossa população tem utilizado essa estrutura que o Estado disponibiliza nos deixa muito felizes, motivados a incentivar mais campeonatos e fomentar o esporte em todo o Pará”, disse a secretária de Estado de Esporte e Lazer, Ana Paula Alves.
Fórmula de disputa – Na fase de grupos, os times de uma chave enfrentarão os da outra, sempre com jogos às sextas-feiras e aos sábados, à noite. Ao final da primeira etapa, os primeiros colocados de cada chave avançarão direto às semifinais, enquanto os segundos e terceiros se enfrentarão em uma segunda fase, para definir quem prossegue na competição. As semifinais e a final serão disputadas em jogo único.
“Os jogos serão na categoria adulto, e vão começar sempre às 20h. Deveremos ter de duas a três partida por dia. A Arena é maravilhosa, muito elogiada por todo mundo, e dá gosto organizar uma competição aqui. Faremos com entrada grátis, para chamar a torcida santarena para participar”, destacou Laurimar Baía, coordenador da Copa Regional de Futsal.
Para Mateus Reis, jogador e membro da diretoria do Aliança, clube que tem mais de 20 anos de história no esporte de Santarém, a Copa vai ser uma oportunidade de incentivo ao futsal local em um grande palco – a Arena Estadual do Oeste do Pará. “Para nós, é uma chance de retomar os grandes dias do Aliança em uma competição importante para a cidade. A gente entende que é um marco para o nosso esporte. Aproveitando essa estrutura incrível que temos à disposição”, ressaltou.
Estrutura – Com capacidade para eventos esportivos e culturais, dentro dos padrões internacionais de infraestrutura, a Arena do Oeste do Pará conta com área construída de 5.500 metros quadrados. O espaço contempla salas administrativas, banheiros, vestiários, lanchonete, estacionamento, duas bilheterias, recepção, saguão de entrada, setor de apoio ao turista e arquibancadas para 5 mil pessoas.
O espaço tem ainda salas para atendimento de segurança, saúde e projeto de acessibilidade. Por se tratar de um equipamento público multiuso, com capacidade para abrigar eventos esportivos e culturais, a Arena dispõe de um palco de 350 metros quadrados e 3 metros de altura, para shows e outros eventos artísticos e culturais.
Com informações da Agência Pará